! Polícia busca passaporte de nadador que deixou o país na segunda-feira - 17/08/2016 - UOL Olimpíadas

Natação

Atualizada em 18.08.2016 07h34

Polícia busca passaporte de nadador que deixou o país na segunda-feira

Ana Cora Lima e Vinícius Segalla

Do UOL, no Rio de Janeiro.

A polícia cumpriu nesta quarta-feira (17) mandado de busca e apreensão dos passaportes dos nadadores norte-americanos Ryan Lochte e James Feigen, que integram a delegação olímpica dos Estados Unidos.

Os policiais, no entanto, não conseguiram cumprir os mandados, visto que nenhum dos dois estava no local. O UOL Esporte apurou com uma fonte da Polícia Federal que Lochte já teria deixado o país na última segunda-feira (15). Já o seu colega estaria em um hotel ou ainda em uma embarcação de bandeira norte-americana.

A ordem judicial foi dada em atendimento a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, concedida um dia depois da Polícia Civil do Rio de Janeiro ter informado que ainda não encontrara evidências que sustentassem a versão do nadador americano Ryan Lochte sobre um assalto que teria sofrido no último final de semana, quando o táxi em que ele e mais três atletas estavam teria sido parado em uma "falsa blitz" na rua. 

A polícia não queria que os americanos deixassem o país até que o caso fosse resolvido, pois gostariam que o caso fosse melhor explicado no intuito de prender os eventuais autores do crime. No decorrer das investigações, porém, surgiram indícios de que os nadadores poderiam ter mentido em seu depoimento, o que já se trata de comunicação falsa de crime, com pena prevista de um a seis meses de detenção e multa.

Na versão de Lochte, ele e os três outros atletas (Gunnar Bentz, Jack Conger e Jimmy Feigen) estavam voltando para a Vila Olímpica após passarem a noite em uma festa na casa de hospitalidade do time olímpico da França. Neste momento, o táxi teria sido parado por apenas um assaltante, se ´passando por policial, que teria lhe apontado a arma na cabeça. Lochte disse teve 400 dólares roubados. Já na versão que Feigen contou à polícia, eles foram abordados por alguns elementos, sem saber quantos, e que apenas um deles portava arma de fogo.

Em sua decisão, a juíza Keyla Blanc De Cnop é bem clara ao dizer que há a possibilidade dos norte-americanos virem a responder uma ação penal aqui no Brasil. "O comportamento mais que tranquilo dos atletas logo após a suposta violência, agregado às demais contradições presentes no inquérito faz-me crer que há necessidade da busca e apreensão dos passaportes, para a elucidação da possível prática do delito de comunicação falsa de crime" 

A Polícia Civil chegou a montar um perfil de um dos assaltantes com as primeiras informações passadas, mas uma fonte revelou à agência AP, na última terça-feira, que faltavam "detalhes-chave" nos depoimentos e que o motorista do táxi ou qualquer outra testemunha não foram encontrados.

No mesmo dia, um vídeo obtido pelo tabloide britânico Daily Mail mostrou o retorno de Ryan Lochte e dos demais nadadores à Vila Olímpica na manhã do último domingo. Pelas imagens, percebe-se que Lochte deixa celular e credencial em uma bandeja antes de passar pelo detector de metais.

O advogado Jeff Ostrow, que representa Lochte, defendeu o nadador e afirmou que "não há dúvida" de que o assalto aconteceu, e que Lochte contratou seguranças particulares após o incidente.

“Percebe-se que as supostas vítimas chegaram com suas integridades físicas e psicológicas inabaladas, fazendo, inclusive, brincadeiras uns com os outros”, explica a juíza Keyla Blanc De Cnop, que expediu os mandados de busca e apreensão dos passaportes 

Topo