Susto, recorde, gols e tietagem: Neymar tem dia agitado (e de brilho) no RJ

A passagem da seleção brasileira para a final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro teve em Neymar um de seus personagens na tarde desta quarta-feira no Estádio do Maracanã. Pode até gerar discussão se ele foi o melhor da seleção na goleada por 6 a 0 sobre Honduras, mas é certo que ninguém teve uma tarde tão agitada em campo como o camisa 10. Teve recorde de gol mais rápido do futebol olímpico, susto com dores no peito, dois gols e ainda tietagem por parte dos hondurenhos.
Tudo começou com o gol relâmpago. Com exatos 15 segundos de bola rolando, Neymar roubou a bola do zagueiro e marcou o primeiro gol do Brasil (mais rápido da história da Olimpíada) sobre Honduras. No entanto, ao se chocar com o goleiro, caiu de mau jeito e deu um susto na torcida presente no Maracanã.
Após a comemoração, o camisa 10 desabou em campo e precisou ser atendido pelos médicos da seleção. Sua dor maior era no peito. A paralisação durou cerca de três minutos até o capitão brasileiro ser retirado de maca. Poucos segundos depois, aclamado pelos torcedores, voltou ao campo.
O gol marcado por Neymar entra para história como o mais rápido de todas as edições dos Jogos Olímpicos. Antes, a marca pertencia a atacante canadense Janine Beckie, que balançou as redes da Austrália com apenas 19 segundos na primeira fase da Rio-2016.
Antes da Rio-2016, a seleção masculina do México era a dona do recorde, justamente contra a seleção brasileira. Na final dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, aos 30 segundos de jogo, o lateral direito Rafael deu um passe curto para Sandro e facilitou a antecipação de Fabian, que tocou rapidamente para Peralta chutar de fora da área, sem chances para Gabriel. O gol relâmpago abalou a equipe comandada por Mano Menezes, que acabou com a medalha de prata na competição.
Dois gols e tietagem
Passado o susto, Neymar comandou a vitória brasileira. Além do gol aos 15 segundos, quando dividiu como um juvenil sedento por oportunidade e marcou o gol que transformou a realidade do jogo, ele protagonizou lindos lances e recebeu muitas faltas. Mais do que isso, mostrou-se decisivo. Deu mais duas assistências para gols de Gabriel Jesus e Marquinhos e no final, já nos acréscimos, decretou a goleada com uma cobrança de pênalti.
Neymar pode ser considerado sem dúvidas o jogador de futebol mais popular da Olimpíada, E isso pôde ser visto ao final do jogo, quando os hondurenhos tietaram o brasileiro. Ele teve que fechar a sua participação no Maracanã nesta quarta-feira tirando fotos com membros da comissão técnica rival e dando autógrafos.