Brasileiros perdem para mexicanos, não vão à repescagem e ficam sem medalha
Fábio AleixoDo UOL, no Rio de Janeiro
A brasileira Iris Sing enfrentou Itzel Manjarrez (MEX) nas quartas de final da Rio-2016 após garantir a classificação mais cedo nesta quarta-feira (17). No entanto, a atleta não foi páreo para a mexicana e acabou derrotada por 14 a 4. Pouco depois, Sing perdeu também a chance de disputar o bronze porque a mexicana que a derrotou não chegou à final.
"No México o taekwondo é o esporte número 2. Ela era mesmo favorita, mas acreditei que dava para ganhar. Infelizmente não foi possível. Agora é torcer para ela", declarou Iris. Para ter vaga na repescagem,precisava torcer para Manjarrez derrotar a sérvia Tijana Bognadonic e alcançar a final, mas a mexicana perdeu na semi.
No segundo round, Itzel conseguiu conectar um bom chute no rosto de Iris logo no início e abriu três pontos de vantagem. Com velocidade, a mexicana aproveitou brecha deixada pela brasileira e encaixou mais um golpe, ampliando o placar para 6 a 0.
No terceiro assalto, Itzel adotou postura mais cautelosa, já que tinha boa vantagem na pontuação. Controlando bem a distância, a mexicana não permitiu que a brasileira acelerasse o ritmo de luta. A atleta ainda ampliou a vantagem em três pontos. Iris chegou a marcar quatro pontos, mas não foi suficiente para evitar a derrota por 14 a 4.
Venilton perde e também terá que torcer por algoz
O brasileiro Venilton Teixeira não repetiu o bom desempenho mostrado na luta contra o israelense Ron Atias e acabou eliminado nas quartas de final do taekwondo na Rio-2016. A exemplo de Iris, Venilton também teve que torcer para seu algoz, Navarro Valdez, para estar na repescagem, mas o mexicano perdeu na semifinal para o chinês Shuai Zhao.
"Como estava com dor na perna direita, fiz uma estratégia de lutar com a esquerda na frente. Mas comecei a sentir um pouco de dor", explicou Venilton, que esperava que o adversário avançasse até a final para lhe alçar à disputa pelo bronze.
O primeiro round foi de muito estudo entre os atletas. Após dois minutos de luta, a vitória parcial foi para Navarro após uma punição aplicada ao lutador brasileiro.
Na segunda etapa, o mexicano voltou com postura mais agressiva e conectou bons golpes, incluindo um chute na cabeça, que lhe permitiram abrir 7 a 0 sobre o brasileiro. Em bom contra-ataque, Venilton acertou bom chute no rival e diminuiu a vantagem para apenas quatro pontos.
No assalto decisivo, o mexicano já ampliou, logo no início, em um ponto sua vantagem sobre o brasileiro. A luta diminuiu de ritmo e Navarro apenas administrou a vantagem até o final para garantir a vaga na semifinal ao vencer por 8 a 5.