Relatos das provas

Ingrid erra salto, chora e se despede dos Jogos Olímpicos após polêmicas

Wong Maye-E/AP
Ingrid Oliveira participa de prova na plataforma de 10m imagem: Wong Maye-E/AP

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Ingrid Oliveira fez nesta quarta-feira sua despedida dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ao não se classificar para as semifinais da prova de plataforma de 10m. Ingrid bateu de costas na água em seu quarto salto, terminou na 22ª colocação e não figurou entre as 18 que avançaram para a semifinal – 28 atletas estavam nesta disputa no Parque Maria Lenk. Desolada com a eliminação, a jovem chorou bastante na banheira de hidromassagem. 

Em seu terceiro salto, Ingrid foi bem e conseguiu sua maior nota até então: 69,00. A pontuação a levou à 9ª colocação. Entretanto, um erro no quarto salto a fez despencar para a 24ª posição na classificação. A atleta tentou o mesmo movimento que a fez zerar no Pan-Americano de Toronto, no ano passado. O duplo e meio mortal de costas carpado, salto no qual a jovem falhou, tem grau de dificuldade 2,9, em uma escala na qual o movimento mais complexo - que rende maior nota, caso executado com perfeição - é de 3,8.

Assim que Ingrid bateu as costas na água, houve um enorme frisson de tristeza no Maria Lenk. O salto errado rendeu 14,5 pontos, a segunda menor de todas as notas atribuídas em cinco sessões disputadas pelas 28 atletas. 

Marcio Fernandes/NOPP
imagem: Marcio Fernandes/NOPP

A chinesa Si Yajie, com 397,45 pontos, terminou a disputa desta quarta-feira como líder. Ingrid somou 281,90 pontos. 

Após o erro em Toronto, ela prometeu que no Mundial de Kazan, na Rússia, também em 2015, faria este salto. Não fez.
 
A prova de hoje era uma oportunidade de Ingrid desviar o foco das histórias que a envolveram até aqui nestes Jogos do Rio-2016. Antes da prova de salto sincronizado da plataforma de 10m, na terça-feira (9), Giovanna Pedroso e Ingrid se desentenderam. E o caso se complicou depois de Ingrid quebrar as regras com a sua colega ao levar para o quarto que dividia com ela na Vila o também atleta Pedro Henrique Gonçalves da Silva, 23. A dupla dos saltos terminou na oitava (e última) colocação.

A dupla dos saltos sincronizado foi desfeita, e Giovanna voltou para casa, pois não tinha mais compromissos nos Jogos. Ingrid permaneceu na Vila, mas com uma forte blindagem feita pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), para poder ter a tranquilidade para competir na prova da plataforma de 10m.

Topo