Relatos das provas

Espanha passeia diante da França e avança à semi no basquete masculino

Mike Ehrmann/Getty Images
Rick Rubio, da Espanha, controla a bola diante da marcação de Tony Parker imagem: Mike Ehrmann/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

Derrotada pelos Estados Unidos na decisão de Pequim-2008 e Londres-2012, a Espanha alcançou mais uma semifinal em Olimpíadas no basquete masculino. O time comandado por Sergio Scariolo não encontrou problemas para derrotar a França, nesta quarta-feira, por 92 a 67, e segue na briga por medalha.

O grande destaque do duelo foi o ala-pivô Nikola Mirotic, que anotou 23 pontos. Pau Gasol, a principal estrela da seleção espanhola, teve exibição apagada, com apenas cinco pontos.

O primeiro tempo foi marcado pelo amplo domínio espanhol. Explorando bem as falhas da defesa francesa, a Espanha encerrou o segundo quarto vencendo por 43 a 30.

Nos últimos dois quartos, a França, além de continuar oferecendo espaços aos adversários, pecou pelo nervosismo em quadra e viu a Espanha abrir mais de 20 pontos de vantagem.

Na semifinal, os espanhóis encaram os Estados Unidos, que superaram a Argentina.

A Espanha pode se tornar o primeiro país a conseguir três medalhas consecutivas neste século no basquete masculino, exceto os Estados Unidos. O último país a alcançar o feito foi a Lituânia, mas em 1992, 1996 e 2000 apenas.

Austrália garante presença na semifinal

Com uma vitória por 90 a 64 sobre a Lituânia, a Austrália também carimbou sua ida à semifinal dos Jogos Olímpicos. Patty Mills, com 24 pontos, foi o melhor jogador da partida.

Os australianos aguardam o resultado do jogo entre Croácia e Sérvia, que duelam às 22h15 desta quarta-feira, para conhecer o próximo adversário.

Topo