Basquete

Em dia de adeus, argentino tem de explicar quem é Chapolin a jornalistas

Sean M. Haffey/Getty Images
Andrés Nocioni, em ação contra os Estados Unidos imagem: Sean M. Haffey/Getty Images

Fábio Aleixo e José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

O ala argentino Andrés Nocioni, de 36 anos, se despediu nesta quarta-feira da seleção e protagonizou um momento inusitado em sua última entrevista coletiva com a camisa da equipe nacional.

Questionado por um jornalista europeu, teve de explicar o que significava seu apelido "Chapu".

"Vem de Chapolin Colorado (Chapulin, em espanhol). Quando eu era criança, eu ia nadar na piscina e ficava muito vermelho por causa do sol. Foi aí que me deram este apelido", disse.

Reprodução
imagem: Reprodução

"O Chapolin é um anti-herói, que faz tudo de errado, ao contrário de um herói normal. É uma referência a um gafanhoto vermelho. Ele é do México e foi um dos principais personagens da minha infância", disse Nocioni enquanto muitos jornalistas americanos faziam cara de espanto.

Nocioni se despediu após derrota da Argentina para os Estados Unidos por 105 a 78 nas quartas de final da Olimpíada do Rio.

O ala foi campeão olímpico em 2004 em Atenas, e ficou com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Atualmente, defende o Real Madrid.

"Dei tudo que podia dar com a camisa da seleção. Fiz coisas boas, fiz coisas ruins. Foi um prazer, mas isso precisa terminar. Não tem volta. Fico feliz por ter participado de um ciclo histórico. Não tem maneira de explicar. Estou muito agradecido", disse.

Topo