Baladas e celebridades

Como um boteco "sem vergonha" conquistou os atletas olímpicos no Rio

Luiza Oliveira/UOL
José Felipe Araújo, mais conhecido como Bin Laden, é dono do boteco que conquistou atletas olímpicos no Rio imagem: Luiza Oliveira/UOL

Luiza Oliveira

Do UOL, no Rio de Janeiro

Já são 2 h da manhã de uma segunda-feira brava, e o boteco do Bin Laden ainda não fechou as portas. A garrafa de vodka Smirnoff já está vazia na mesa depois de ser consumida com muita Coca Cola por quatro atletas das Ilhas Seychelles. Na mesa ao lado, os poloneses do levantamento de peso fazem jus ao trocadilho no melhor estilo levantamento de copo. Ou melhor, de várias garrafas de cerveja que já enchem a mesa.

O boteco é simples, daquele tipo que todo mundo já frequentou num fim de noite. Mesas comunitárias, bancos de plástico e banheiro que você precisa pedir a chave ao garçom para poder usar. Mas tem tudo o que os frequentadores desejam: clima informal e muita bebida: caipirinha, vodka, cerveja, uísque e o que mais o cliente mandar.

Afinal, todos que estão ali são super atletas de alto rendimento, mas também não são de ferro. É no boteco que eles esquecem o estresse e a pressão que é competir em Jogos Olímpicos. Vira um escape para as várias horas acumuladas de treino, sangue e suor dos últimos quatro anos.

Na Vila dos Atletas, em um pedaço escondido de Jacarepaguá, as opções são escassas. Não à toa, eles acabaram adotando o único boteco da região. O bar do Bin Laden tem nome de terrorista, mas virou point de atletas e integrantes de estafes das delegações desde o início dos Jogos.

Luiza Oliveira/UOL
imagem: Luiza Oliveira/UOL

Os donos estão comemorando o mês de vacas gordas com o crescimento de até cinco vezes nas vendas. O bar, que na verdade se chama pizzaria Specialle, ficava aberto até 22h e agora vai até às 2 h. As cinco caixas de cerveja vendidas diariamente tiveram que se multiplicar para atender todo mundo: agora são 20 a 25 caixas.

“Eles só vão embora porque a cerveja acaba. A gente só não coloca mais cerveja para vender porque o freezer já está lotado, não cabe mais”, conta Amaral Felipe, que trabalha no local e é filho do proprietário.

Nem o nome do dono assustou os frequentadores e acabou virando até piada. José Felipe Araújo, de 60 anos, tem barba grande, quase não sorri e é a cara do Bin Laden. O apelido pegou. "O pessoal acha graça do meu nome, Bin Laden, e brincam bastante. Não podemos reclamar. Está muito bom aqui", diz.

Luiza Oliveira/UOL
imagem: Luiza Oliveira/UOL

Os atletas das mais diferentes delegações marcam presença, especialmente à noite depois das competições. Nesta semana, toda a delegação de polo aquático da Espanha bateu ponto lá. Canadenses e mexicanos também são assíduos. Já os poloneses acabam levando a fama de beberrões.

Em plena segunda-feira, dois deles foram os últimos a ir embora quando já passava das 2 h. E lá se foram umas seis garrafas de 600 ml de uma marca de cerveja norte-americana. E ainda tinha um uísque devidamente embalado em uma sacola plástica ‘para viagem’. Arkadiusz Michalski ainda estava chateado com sua colocação no levantamento de peso. Sem ter outras opções, ele decidiu espairecer por ali mesmo com um colega também atleta.

“A gente já competiu hoje, já acabamos nosso torneio e não conhecemos nada por aqui. É bom para relaxar, esquecer um pouco a competição. Aqui é simples, mas está legal. É informal como o Rio de Janeiro”, disse.

Os atletas das longínquas Ilhas Seychelles, no Oceano Índico, estavam ainda mais animados. Dominic Dugasse, do judô, Ned Azemia, dos 400 m com barreiras, e Rick Confiance, atleta do levantamento de peso até 62 kg, ‘mataram’ uma garrafa de vodka Smirnoff com mais três integrantes do estafe.

“Eu me dediquei muito às competições, então também tenho direito a um pouco de diversão. Vim de muito longe, foram 24 h de viagem até chegar até aqui. Um voo para Dubai e outro de muitas horas. Não sei quando terei outra oportunidade de estar no Rio. Então o mínimo que posso é aproveitar um pouco”, conta Rick.

Luiza Oliveira/UOL
imagem: Luiza Oliveira/UOL

Topo