! Alemanha supera torcida e Nigéria e vai à final olímpica contra o Brasil - 17/08/2016 - UOL Olimpíadas

Futebol

Alemanha supera torcida e Nigéria e vai à final olímpica contra o Brasil

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

A Alemanha vai enfrentar o Brasil na final olímpica. Na tarde desta quarta-feira (17), na Arena Corinthians, o time europeu bateu a Nigéria por 2 a 0 na semifinal em São Paulo. Os gol foram marcados por Klostermann e Petersen. O tão sonhado ouro será disputado no próximo sábado, às 17h30, no Maracanã. No mesmo dia, mas às 13h, os nigerianos vão a Belo Horizonte na luta pelo bronze contra Honduras.

A torcida em Itaquera adotou os nigerianos. Perto do fim do jogo, após o segundo gol alemão que definiu a classificação, os paulistas não se intimidaram: "o Alemanha, pode esperar, a sua hora vai chegar". 

Alemanha e Brasil se reencontram após o traumático 7 a 1 para os visitantes na Copa do Mundo de 2014, na semifinal. Desta vez, a equipe é olímpica. Apenas dois jogadores estavam inscritos naquela competição e também participam desta, mas ambos não jogaram no Mundial: Neymar pelo lado brasileiro e o zagueiro Ginter pelo lado alemão. 

No jogo desta quarta, os alemães mostraram superioridade tática e técnica, mas não sobraram em campo como havia sido nas últimas partidas, quando venceram Fiji por 10 a 0 e Portugal por 4 a 0, por exemplo.

Os nigerianos tiveram duas chances de marcar no primeiro tempo. Na primeira delas, o goleiro Horn errou a saída de bola e se recuperou defendendo a tentativa de Sadiq. Depois, voltou a agir bem ao defender boa tentativa de Mikel, que havia deixado dois oponentes no chão antes de finalizar.

Alexandre Schneider/Getty
Torcida promove integração Brasil-Nigéria em semifinal masculina do futebol na Rio-2016 imagem: Alexandre Schneider/Getty

Eles só querem se divertir

Como tem sido em todas as modalidades destas Olimpíadas, a torcida também deu o seu espetáculo. A maioria dos mais de 30 mil presentes adotaram a Nigéria para torcer. Não só pelo trauma recente envolvendo a Alemanha, no vexatório 7 a 1 no Mineirão, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, mas também pelo fato de os africanos serem a zebra.

Logo na saída da bola, os presentes já gritaram olé para o toque dos nigerianos. Em seguida, cantaram o nome do país que vestia verde e branco. Não demorou para a Alemanha abrir o placar. A reação imediata foi gritar o que já virou quase um lema olímpico: Eu acredito! Com a bola rolando, a escolha foi por uma adaptação de um grito cantado pelos corintianos: Ô, Nigéria êo! Nigéria êo!

No segundo tempo, uma substituição também levou o estádio à loucura. Saliu Sodiq Popoola (foto abaixo) era nitidamente o mais baixinho em campo e recebia aplausos e gritos em todas as vezes que tocava na bola. 

De forma geral, o apoio emocionou os nigerianos presentes na arena. Ao perceber que quase o estádio inteiro estava com eles, os torcedores africanos se levantaram e aumentaram o coro de grito ao seu país. A diferença é que eles voltaram para casa chateados com o resultado. Já os brasileiros deixaram o estádio cantando "Ô Alemanha, pode esperar, a sua hora vai chegar". 

Como tem destacado os diversos meios de comunicação estrangeiros, tudo o que os brasileiros querem é diversão.

Nelson Antoine/AP Photo
Saliu Sodiq Popoola (em ação contra a Colômbia): torcida fez festa para nigeriano de 1,65m imagem: Nelson Antoine/AP Photo

Cerveja liberada!

Depois de problemas com a comercialização de cerveja por conta de uma lei municipal, o estádio corintiano voltou a comercializar bebidas alcóolicas, assim como já havia sido no jogo da seleção brasileira contra a Colômbia. Por causa das filas formadas no entorno da arena, inclusive, vários torcedores nem viram o primeiro gol da Alemanha.

No intervalo, as arquibancadas rapidamente se esvaziaram. Já os bares e quiosques... lotaram. E olha que o preço não é dos mais baratos: R$ 13 por um copo de quase 500 ml.

Sobrou até para o juiz e para os argentinos

Como todo bom torcedor, os que estiveram na Arena Corinthians também não perdoaram o juiz argentino Nestor Pitana. Em todas os lances marcados contra a Nigéria, a torcida vaiava. Em um dos lances em que uma falta mais importante seria marcada para os nigerianos, o hermano ouviu até palavrão.

Em compensação, no segundo tempo, quando marcou falta perigosa para os nigerianos, ele foi aplaudido e só faltou ter seu nome gritado pela torcida.

Já no fim do jogo, a torcida ainda lembrou os tempos de Copa do Mundo e ensaiou o grito que exalta Pelé em detrimento de Maradona, a famosa "Mil Gols".

Topo