Relatos das provas

Mulher de Robson delira ao lado de filha de 2 anos que ficará com o ouro

UOL
Mulher de Robson acompanhou a luta ao lado da filha de dois anos imagem: UOL

Eduardo Ohata, José Ricardo Leite e Roberto Salim

do UOL, no Rio de Janeiro

A medalha de ouro conquistada por Robson Conceição, na noite desta terça-feira, já tem dona e ela estava há poucos metros do ringue onde o pugilista baiano bateu rival francês e arrematou a primeira medalha dourada da história do país no boxe.

Trata-se da ainda pequenina Sophia, que completará dois anos na próxima sexta-feira e terá o ouro como presente. Isso fora prometido por Robson na semana passada, assim que venceu duelo das quartas de final.

"Não tenho palavras para dizer da minha família aqui. Prometi a medalha de presente pra minha filha e graças a Deus consegui", disse Robson após a vitória.

Sophia estava no setor destinado a família olímpica junto da mãe, Érica Mattos, que extravasou após a vitória do marido numa arena muito barulhenta e lotada de brasileiros. Elas ficaram em pé durante os três assaltos da luta. 

"Esse é um momento único, inesquecível. Essa medalha é dele e da Sophia", disse Érika emocionada com a conquista do marido. 

Erika também é boxeadora e o casal de pugilistas se conheceu na Fonte Nova e se apaixonou num campeonato brasileiro em Salvador.

“Foi ali, que trocamos os primeiros beijos firmes num evento de luta. Eu sou mais decidida, a iniciativa foi minha, ele é muito tímido.”

Érika é a fonte inspiradora do campeão. Conheceram-se jovenzinhos, apresentados pela amiga Naná, num ringue e nunca mais se largaram, como num clinche eterno:

”Ele me pediu em casamento no Pan-Americano de Guadalajara, mostrando um cartaz durante uma entrevista para a TV Record.

"Fiquei surpresa”.

Eles se casaram em 2013 e só quem acompanha de perto a vida de um lutador de boxe sabe o que se passa por trás das luvas e dos ringues.

“Antes da luta final contra o francês Sofiane Oumihe, eu estava nervosa. Fico mais nervosa torcendo do que lutando.”

Como conhece os segredos dos ringues, ela sabe que a final de verdade aconteceu na semifinal, contra o cubano Lazaro Alvarez:

“Ali se decidiu a competição”.

São anos de rígida disciplina, treinos massacrantes, pancadas na cabeça, mãos e vistas cansadas, às vezes perdidas para socos e cabeçadas.

“Agora chegou a hora dele se tornar profissional”, revelou a esposa do campeão.

“Ele vai ter carreira fora do país, provavelmente nos Estados Unidos, no mesmo esquema do Esquiva Falcão, só que guiado pelo técnico e amigo Luiz Dórea, que começou esta história”.

Robson superou todas as dificuldades com os ensinamentos do treinador da Academia Champion. Com a dedicação de João Carlos técnico da equipe nacional há longos anos. E com a paciência e o incentivo de sua mulher Érika, que lutou na Olimpíada de 2012 , em Londres.

“Acho que só não estive lutando aqui no Rio, porque engravidei, tive a Sofia e quando voltei aos ringues não deu tempo de me classificar, embora com o doping da Clélia Santos eu achasse que teria uma chance de disputar a vaga. Mas não tive”.

Com a mesma garra do marido e dona de um estilo elegante e ao mesmo tempo brigador, Érika disputou algumas lutas, inclusive o campeonato baiano durante o início da gravidez:

”Lutei dia 6 de dezembro e só descobri que estava grávida no dia 10... eu não sabia que estava esperando bebê, ainda bem que não teve problema”.

Na gravidez, ela ganhou 19 quilos, mas em sete meses voltou à forma. Continua lutando, cuidando de Sofia e torcendo para o marido – agora um orgulhoso campeão olímpico.

“O primeiro do nosso país, no boxe. A medalha é dele, mas é como se fosse minha também”. Por isso vai ficar pendurada na sala, entre as medalhas do casal de lutadores apaixonados.

Topo