Ginástica

Mesmos rivais e mudanças de regra. Zanetti já tem desafios para novo ciclo

Laurence Griffiths/Getty
Arthur Zanetti e sua medalha de prata nas argolas imagem: Laurence Griffiths/Getty

Fábio Aleixo e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Arthur Zanetti, 26, conquistou a medalha de prata nas argolas na segunda-feira e entrou em um seleto grupo de brasileiros com mais de um pódio em Jogos Olímpicos - também havia ganhado o ouro em Londres-2012. De agora até o fim do ano, quer encontrar tempo para descansar, viajar e passar tempo com a família, amigos e namorada. Até o fim do ano, não tem nenhuma competição prevista em seu calendário.

"Estou muito cansado, desgastado física e mentalmente. Quero relaxar, poder viajar", afirmou Zanetti.

Mas passado este período, o ginasta já começará a se concentrar em seus próximos objetivos e na Olimpíada de 2020, em Tóquio. O primeiro desafio do novo ciclo olímpico será o Campeonato Mundial de 2017, no Canadá. "Nosso objetivo é manter mais um ciclo e depois deste descanso vamos decidir o que fazer", disse o medalhista.

E nesta nova etapa, Zanetti terá pela frente os mesmos rivais com quem lutou pelo ouro na Rio-2016. Primeiro colocado na Olimpíada, Eleftherios Petrounias tem só um ano a menos que o brasileiro. Medalhista de bronze, o russo Denis Abliazin tem 23 anos, e o chinês Yang Liu tem 21.

Outra questão importante a ser trabalhada será a série que fará em suas apresentações. Isso porque como acontece a cada quatro anos, o código de pontuação de elementos será alterado. As novas regras ainda não são conhecidas. Serão divulgadas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) ao fim deste ano após diversas reuniões com árbitros, oficiais e membros de seu quadro técnico.

"Próximo ciclo? Não sei ainda. Tudo depende do código de pontuação. A federação vai avaliar o que tem de ruim e de bom, pode proibir alguns movimentos. Ainda não dá para saber como vai ser o ciclo, mas vamos trabalhar", afirmou o técnico Marcos Goto.

 

Topo