Infraestrutura

Atualizada em 16.08.2016 17h09

Ciclista do Kosovo é atropelado próximo ao Parque Olímpico

Divulgação
Ciclista Qëndrim Guri, de Kosovo, é atendido após ser atropelado no Rio imagem: Divulgação

Ana Cora Lima e Vinícius Segalla

do UOL, no Rio de Janeiro

Qëndrim Guri, ciclista de 22 anos do Kosovo, foi atropelado por um carro no início da tarde desta terça-feira, próximo ao Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Ele quebrou dois dentes - este é o ferimento mais grave - e sofreu também escoriação no queixo.

Após ser atingido pelo veículo, ele caiu da bicicleta e bateu com a cabeça no chão (o atleta usava capacete) e depois foi raspando o queixo e a boca no asfalto por alguns metros. Ainda no hospital, a Polícia Civil do Rio de Janeiro conversou com o atleta para o registro da ocorrência.

Guri disputou a prova de ciclismo de estrada na Rio-2016 no último dia 6, mas não conseguiu terminar a competição e acabou sem uma posição definida.

O atropelamento foi na Av. das Américas, na altura do número 14.041, no início da tarde. Guri foi levado por uma ambulância do quartel do Recreio dos Bandeirantes para o Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, onde permaneceu até as 17h. No hospital, foi medicado com antibióticos e teve os ferimentos higienizados. Também passou por exames em todo o corpo em busca de possíveis fraturas ou ferimentos internos, que não foram detectados.

Segundo informa a assessoria de comunicação do Comitê Olímpico Kosovar, o ciclista tinha deixado o Parque Olímpico para treinar nas ruas do Rio, quando foi atropelado por um carro que entrava em um estacionamento. Testemunhas que estavam no local disseram que o atropelamento não foi intencional, e o motorista se prontificou a prestar o auxílio necessário.

De acordo com Avni Nuha, treinador do ciclista atropelado, "meu atleta estava pedalando próximo à calçada e um motorista não viu e fez uma conversão para entrar em um estacionamento, batendo de frente com ele. Entendo que a culpa pelo acidente foi do motorista".

O treinador disse também que orientou seus ciclistas a treinarem somente dentro das instalações olímpicas, mas que não foi ouvido. "Ele já tinha competido, eu disse para evitarem andar pelas ruas do Rio de bicicleta, pois é uma cidade grande, com alguns riscos. Mas ficaremos no Rio até o dia 22, ele resolveu sair um pouco, e, infelizmente, não teve sorte."

Já segundo Eugen Saraçini, chefe da delegação de Kosovo, que também se deslocou ao hospital, o ciclista ficou bastante assustado com o acidente, mas contente por não ter sofrido nenhuma lesão mais grave. “Guri ainda vai passar por um exame dentário e depois vamos decidir se adiantaremos ou não nossa volta para Kosovo”, informou. O ciclista não quis falar com a reportagem.

Topo