Relatos das provas

Brasil faz jogo duro no polo, mas é eliminado por seleção campeã olímpica

 LASZLO BALOGH/REUTERS
Felipe Costa, do Brasil, marca de perto o croata Luka Loncar imagem: LASZLO BALOGH/REUTERS

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção brasileira masculina de polo aquático foi mais uma a se despedir da briga por medalhas nesta terça-feira. O time nacional não resistiu à força da Croácia, atual campeã olímpica, e foi derrotado por 10 a 6, em duelo válido pelas quartas de final.

A equipe brasileira, que conta com seis atletas naturalizados e repatriados, além de um técnico croata, disputou seis partidas na Rio-2016, com três vitórias e outras três derrotas.

O polo aquático masculino do Brasil voltou a se fazer presente em uma edição de Olimpíada pela primeira vez desde Los Angeles-1984.

Embora não tenha conseguido passar para a semifinal, o Brasil leva de positivo o fato de ser o único país não europeu a passar da fase de grupos da Rio-2016. Agora, a seleção joga o torneio de consolação que definirá quem ocupará da quinta à oitava colocação. Seu próximo adversário será a Hungria, na quinta-feira.

Em busca da melhor campanha da história

Gustavo Guimarães, o Grummy, elogiou o time croata após a eliminação do Brasil. Segundo ele, a atual campeã olímpica deve chegar ao ouro novamente.

"A gente sabia que tinha possibilidade de ganhar, mas enfrentamos um adversário realmente muito forte, que, para mim, vai ser campeão", afirmou.

A queda nesta terça-feira não desanima o grupo brasileiro para o restante da Olimpíada, garante Grummy.

"Mas ainda não acabou. Vamos agora buscar este quinto lugar para ter a melhor campanha da história". 

Pênaltis perdidos complicam o time no primeiro tempo

Os dois primeiros quartos terminaram com vitória dos croatas por 7 a 3, mas este resultado poderia ter sido muito mais apertado caso o Brasil não tivesse desperdiçado dois pênaltis. Tanto Felipe Perrone quanto Bernardo Gomes pararam no goleiro Marko Bijac, que foi um dos destaques do time europeu.

 LASZLO BALOGH/REUTERS
imagem: LASZLO BALOGH/REUTERS

Reação no terceiro quarto

Com gritos de "Eu acredito" vindo das arquibancadas do Estádio Aquático, o Brasil conseguiu reagir no terceiro quarto e tirou para apenas dois gols a desvantagem. Com boa atuação da defesa, que permitiu apenas um gol dos rivais, e um ataque mais eficiente, o time nacional entrou na etapa decisiva perdendo apenas por 8 a 6.

Croácia volta a jogar bem e acaba com qualquer chance do Brasil

No último quarto, a Croácia acertou a sua defesa, não permitiu nenhum gol do Brasil e acabou com qualquer chance que poderia haver de reação.

Topo