! Brasil é eliminado pela Holanda no handebol em roteiro igual ao de 2012 - 16/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Brasil é eliminado pela Holanda no handebol em roteiro igual ao de 2012

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção brasileira feminina de handebol está fora da briga por medalhas na Olimpíada do Rio. Na manhã desta terça-feira (16), a equipe nacional foi superada pela Holanda por 32 a 23 na abertura das quartas de final.

O Brasil chegou ao mata-mata com apenas uma derrota em cinco jogos e a primeira colocação de sua chave, enquanto a Holanda havia passado em quarta, com só uma vitória.

O roteiro é idêntico ao dos Jogos de Londres, em 2012, quando o Brasil também liderou a fase inicial e acabou eliminado pela Noruega, que se consagraria campeã olímpica.

Algoz do Brasil na Arena do Futuro, a Holanda chegou à Olimpíada com o status de vice-campeã mundial em 2015.

"Não tivemos sucesso em jogar o handebol que jogamos na fase de grupo, porque a Holanda foi forte na defesa e teve sucesso nos contra-ataques. Estivemos atrás o jogo todo e no segundo tempo tivemos de arriscar um pouco mais, e é por isso que o placar foi tão alto no fim. Estamos muito tristes, insatisfeitos, sonhávamos em algo muito maior jogando em casa", afirmou o técnico Morten Soubak.

Dois minutos de exclusão complicam Brasil

Após dois jogos realizados na fase de preparação para a Rio-2016, que terminaram em vitória brasileira e empate, as seleções já sabiam quais os pontos fortes e fracos que poderiam ser explorados em busca de uma vaga na semifinal.

Em uma partida de defesas intensas e placar baixo na primeira metade, a exclusão de dois minutos de Dani Piedade aos 14min43 acabou sendo fundamental para que a Holanda pudesse controlar o marcador.

Quando a jogadora foi punida, a partida estava empatada em 4 a 4. Mas neste intervalo que a experiente atleta ficou fora, as holandesas aproveitaram para construir uma boa vantagem ao anotarem três gols em sequência para fazer 7 a 4.

Isso fez com que a seleção brasileira tivesse de correr atrás durante todo o tempo. Ainda assim, conseguiu ir para o intervalo com apenas um gol de desvantagem (11 a 12) após Fernanda Silva converter um arremesso de 7 metros no último segundo para anotar seu quarto tento na partida.

Seleção se descontrola cedo e Holanda toma controle do jogo

A tentativa de reação esboçada ao fim do primeiro tempo foi por água abaixo logo nos minutos iniciais do segundo. Em três minutos, a Holanda colocou 4 gols de vantagem ao fazer 15 a 11.

Isso acabou desestabilizando a seleção brasileira, que tinha enormes dificuldades para atacar e não conseguia conter de nenhuma maneira as movimentações ofensivas das holandesas.
 
Exemplos do descontrole foram um arremesso de sete metros que passou bem por cima do gol e um contra-ataque livre que terminou com a bola na trave. No fim, a seleção acabou superada por 32 a 23 e deu adeus ao torneio. Agora, a Holanda espera a vencedora do confronto entre a seleção francesa e a espanhola, que se enfrentam ainda nesta terça-feira (16). 

Topo