! Bolt passeia em eliminatórias dos 200 m e avança às semifinais com folga - 16/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Bolt passeia em eliminatórias dos 200 m e avança às semifinais com folga

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

O jamaicano Usain Bolt iniciou a disputa de sua segunda prova nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro nesta terça-feira da forma que todos esperavam: vencendo a bateria e classificando-se para as semifinais dos 200 m, distância na qual é mais forte. Seu tempo foi de 20s29, mas nos metros finais o favorito tirou o pé e facilmente completou em primeiro, olhando para o lado para se certificar que ninguém o ameaçava.

A relaxada no final deixou Usain Bolt apenas com a 15ª colocação geral das eliminatórias. A melhor marca foi do canadense Andre De Grasse, com 20s09.  "Amanhã (quarta) vou mostrar mais progressos, o quão rápido eu posso ser", disse

Com a passagem de fase, o velocista jamaicano dá um passo a mais na sua busca por três medalhas de ouro na Rio-2016. Após o tricampeonato nos 100 m, Bolt quer vencer os 200 m e o revezamento 4x100. Ao todo, ele já tem sete ouros em Jogos Olímpicos.

Seu maior rival nos 100m, Justin Gatlin também passou para as semifinais vencendo a quinta bateria com o tempo de 20s42 (25º do dia). LaShawn Merritt, o mais forte adversário nos 200 m, passou em primeiro com 20s15 na bateria anterior e também se poupou, registrando a quarta melhor marca.

As semifinais serão realizadas na quarta-feira a partir das 22h (de Brasília). A final será às 22h30 (de Brasília) de quinta-feira. Boa notícia para Bolt, que reclamou de ter que disputar semifinais e a decisão no mesmo dia. "Eu fiquei surpreso, porque é melhor correr em dias diferentes", explicou. 

Eliminações brasileiras

Os três brasileiros que entraram na pista para a disputa dos 200 m acabaram eliminados logo na estreia.

Quem chegou mais perto de uma classificação foi Jorge Vides. Ele terminou na terceira colocação da quarta bateria com o tempo de 20s50, insuficiente para avançar entre os quatro melhores que não garantiram a vaga direta. El ficou com a 33ª colocação

Já Bruno Barros e Aldemir da Silva Júnior ficaram longe de qualquer possibilidade de avançarem. Bruno marcou o 43º tempo do dia (20s59), enquanto Aldemir foi o 61º (20s80). 

Retrospecto

Bolt entrou na pista na nona bateria das eliminatórias cercado de expectativa, já que é sua prova favorita. Bicampeão olímpico, ele causou apreensão ao abandonar a seletiva jamaicana de atletismo com uma lesão na coxa esquerda em julho. A decisão de se poupar na competição interna foi tomada para poupar o músculo avariado de um desgaste ainda maior, mas levantou dúvidas.

Desde então, o jamaicano só voltou a correr antes dos Jogos uma vez, em Londres, na etapa inglesa da Liga Diamante, mas só nos 200 m. No Rio de Janeiro, sua preparação ficou marcada pela reclusão e poucas aparições até conquistar o ouro nos 100 m.

A grande ameaça de Bolt nos 200 m é o norte-americano LaShawn Merritt, que fez 19s74 na atual temporada. Apesar disso, Bolt pretende quebrar o recorde mundial, que é de 19s19.

Topo