Atletismo

Única russa do atletismo é readmitida na Rio-2016 por decisão do CAS

Jonathan Nackstrand/AFP
Darya Klishina volta a ser liberada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro imagem: Jonathan Nackstrand/AFP

Da AFP

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) determinou a readmissão da atleta russa Darya Klishina nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, anunciou a organização nesta segunda-feira. Ela foi autorizada a participar a partir da terça-feira da prova de salto em distância dos Jogos do Rio-2016.

"Sua apelação foi aceita", destacou o CAS.

Klishina, única atleta russa habilitada a participar dos Jogos, tinha sido excluída do Rio-2016 na sexta-feira pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

A readmissão vem um dia depois de o ministro russo dos Esportes, Vitaly Mutko, chamar de "provocação" deliberada a exclusão pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

"É possível que esta não seja a última provocação" contra os atletas russos, disse ele, citado pela agência de notícias TASS. "Há alguns momentos de provocação que ocorrem de forma premeditada", acrescentou.

"Nem sei como descrever (a decisão da IAAF), não sei como as pessoas podem fazer isso, é desumano", declarou o ministro à agência de notícias RIA Novosti, denunciando "uma campanha contra o esporte russo".

Klishina foi a única russa a ser "repescada" pela IAAF em 1º de julho, depois que a federação de atletismo excluiu das Olimpíadas no Rio todos os 68 atletas russos, na sequência de um primeiro relatório da Agência Mundial Antidoping (WADA), em novembro de 2015, sobre o doping organizado na Rússia.

A atleta atendeu aos critérios de elegibilidade para competir por uma bandeira neutra, especialmente porque ela treina na Flórida, onde vive, e estava em ordem com os controles de doping.

 

Topo