! Biles quase cai, mas fica com bronze em decisão polêmica; Flavinha é 5ª - 15/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Biles quase cai, mas fica com bronze em decisão polêmica; Flavinha é 5ª

Fábio Aleixo e Rodrigo Mattos

do UOL, no Rio de Janeiro

Simone Biles não tinha adversária na Olimpíada do Rio. Isso até esta segunda-feira. Na final da trave, na Arena Olímpica, a ginasta norte-americana era a grande favorita ao seu quarto ouro olímpico, mas teve um desequilíbrio no aparelho em que teve de botar a mão na trave. Ainda assim, acabou com o bronze em decisão polêmica dos juízes. Flávia Saraiva ficou em quinto, e houve vaia aos juízes após sua nota, e a francesa Mariane Boyer ficou em quarto e discordou de sua nota. 

Não houve discussão sobre as duas melhores: a holandesa Sanne Wevers ficou com o ouro e a americana Lauren Hernandez com a prata.  Wevers teve um desempenho impecável e praticamente garantiu o ouro com 15,466. Hernandez até tentou atrapalhar os planos da holandesa, mas fechou sua série com 15,333.

Biles começou muito bem em sua apresentação, no entanto, após um de seus movimentos, ela se desequilibrou em cima da trave e teve que colocar as duas mãos no aparelho para não ir ao chão. Os juízes descontaram alguns pontos e a ginasta terminou com 14,733.

A própria Biles disse que sua série foi pior do que de Flavinha: entendeu que a brasileira deveria ficar com a medalha. Já a frances Boyer recorreu de sua nota, mas os juízes não aceitaram e a mantiveram em quarto.

. "Pensei que a Flávia iria ficar com a medalha, ela merecia. De qualquer maneira eu estou feliz, pois qualquer coisa é  melhor que cair", afirmou Biles. "Eu vi a apresentação da Flávia  e ela foi ótima. Esperava que esta medalha ficasse com ela".

FLAVINHA TERMINA EM 5º

Lucas Lima/UOL
Flávia Saraiva terminou a final da trave na quinta posição imagem: Lucas Lima/UOL

Última a se apresentar, Flavinha entrou com esperanças de desbancar Biles e beliscar uma histórica medalha de bronze ao Brasil. A brasileira, porém, não conseguiu repetir a execução da classificatória - quando fez 15,133 -, recebeu dos juízes 14,533 (decisão vaiada pelos torcedores) e terminou na quinta posição.

"Eu estou muito feliz e emocionada. Incrível ser quinta na minha primeira Olimpíada. Agora é seguir trabalhando, pensando em Tóquio, buscando mais finais", disse Flavinha, que tem apenas 16 anos. "Não vi a apresentação da Biles. Estava me aquecendo. Estou sabendo agora que ela errou. Mas isso não importa. Mesmo ela errando e não ganhando o ouro ela é a melhor de todas. Sou muito fã dela", completou.

SUPERCAMPEà

Emmanuel DUNAND/AFP
Biles já conquistou três ouros na Rio-2016 imagem: Emmanuel DUNAND/AFP

Simone tem apenas 19 anos, mas já considerada uma das melhores ginastas de todos os tempos. Ela já conquistou três medalhas de ouro no Rio. A primeira veio na final por equipes, com a seleção norte-americana. A segunda foi no individual geral, quando uma atleta passa por quatro aparelhos antes do resultado final, e a última veio domingo (14) no salto.

Além das conquistas na Rio-2016, Biles já possui dez títulos mundiais, sendo apenas dois por equipes e oito individuais. É, por exemplo, tricampeã no individual geral e no solo e bi na trave.

Topo