Vídeos

Comitê Paraolímpico pede que Rio-2016 abra suas contas por ajuda do governo

Marcio Rodrigues/MPIX/CPB
Philip Craven, presidente do Comitê Paraolímpico Internacional imagem: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

Do UOL, no Rio de Janeiro

O presidente do IPC (Comitê Paraolímpico Internacional, na sigla em inglês), Philip Craven, recomendou nesta segunda-feira (15) que o Comitê Organizador da Rio-2016 divulgue suas contas para que possa receber a ajuda governamental necessária os Jogos Paraolímpicos. Segundo Craven, a forma mais fácil de garantir a chegada do dinheiro público à organização para Paraolimpíada é cumprir a determinação da Justiça Federal e ser transparente.

"Claramente, a maneira mais simples e mais fácil contornar isso [a falta de dinheiro para a Paraolimpíada] é o Comitê Organizador Rio-2016 ser aberto e transparente com seus registros financeiros, a fim de permitir que este financiamento adicional”, afirmou Craven, segundo comunicado divulgado pelo IPC.

O Comitê Organizador da Rio-2016 está sem dinheiro para bancar toda a organização da Paraolimpíada pois não vendeu ingressos suficientes para o evento nem conseguiu atrair o patrocínio de empresas. O órgão, então, resolveu recorrer ao governo federal e à prefeitura em busca de socorro financeiro.

Esse socorro está sendo negociado. Acontece que, na sexta-feira, a Justiça Federal determinou, em decisão liminar, que ele só pode ser pago caso o Comitê Rio-2016 torne suas contas públicas. O comitê é uma entidade privada e sempre usou dessa prerrogativa para não divulgar salários de seus funcionários, valor de patrocínios recebidos, etc.

Os Jogos Paraolímpicos começam no próximo dia 7. Representantes do esporte paraolímpico estão preocupados com o impasse judicial. Nesta segunda-feira, Craven e outros membros do IPC estiveram em reuniões com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Depois dos encontros, o IPC sugeriu transparência ao Comitê Rio-2016.

O órgão declarou também que os Jogos Paraolímpicos vão acontecer. Segundo Craven, uma revisão da organização está em curso para corte de gastos. O IPC está auxiliando nesse trabalho e fará o que for necessário para que a Paraolimpíada seja mais barata, sem prejudicar os atletas.

O IPC divulgou ainda que o Comitê Rio-2016 está com o repasse a comitês paraolímpicos nacionais atrasados há duas semanas. A entidade afirmou que espera que isso seja resolvido até o final deste mês. Ressaltou que, caso isso não aconteça, a participação de países pode ser comprometida.

“O pagamento de subsídios de apoio aos comitês paraolímpicos nacionais estão agora mais de duas semanas atrasados”, disse Craven. “O Comitê Organizador tem agora o compromisso de pagar esses subsídios até o final do mês. Se não fizer isso, uma série de países não poderão vir aos Jogos Paraolímpicos Rio 2016, evento para o qual atletas se prepararam por anos."
 

Topo