Vôlei

Bruninho tem maior desafio como capitão do Brasil em "decisão" na Rio-2016

REUTERS/Marcelo Del Pozo
Bruninho é capitão do Brasil na Olimpíada imagem: REUTERS/Marcelo Del Pozo

Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

O levantador Bruninho assumiu o posto de capitão da seleção brasileira durante o ciclo olímpico atual. Agora, ele tem o maior desafio desde que chegou ao cargo. Virar a chave após duas derrotas na Olimpíada e evitar que o time seja eliminado ainda na primeira fase da competição.

Para isso, Bruninho fez toda uma preparação. Ele tem sido acompanhado por um coach há algum tempo para se tonar um líder melhor e lidar melhor com a pressão.

“Um dos pontos que trabalhei com o Bruno tem sido os momentos mais intensos nos jogos: como buscar oscilar menos o foco e a concentração. Também trabalhamos como lidar melhor com os erros se recuperando mais velozmente para o seu ponto de máximo desempenho. Com isso, ele consegue estar mais disponível para ajudar seus colegas de time, motivá-los, durante todo o jogo, mesmo nos momentos mais intensos e difíceis”, disse Giuliano Milan, que é quem cuida do curso do levantador.

E é essa mudança que Bruninho sabe que é necessário colocar em prática contra a seleção francesa. Isso se não quiser perder a terceira partida seguida.

“Muito nervosismo na quadra, um peso que está carregando e não tem de carregar. Tem de soltar nosso vôlei. A gente está carregando peso e não conseguiu desempenhar o que sabe fazer. Esse peso, nosso nervosismo, está carregando o que não precisa”, falou o levantador. “Se não mudar, a gente vai perder”, completou.

A responsabilidade de Bruninho também é reconhecida por Bernardinho, que acredita que ele e Serginho serão fundamentais contra a França.

“Vimos equipes passarem por estas situações. Já viram a morte de perto. Alguns vão ter importância enorme. Escadinha, Bruno,  precisam trazer para o time confiança e jogar".

Se perder para os franceses, o Brasil terá de torcer por uma derrota do Canadá no jogo contra a Itália, que lidera o grupo. Se os canadenses vencerem, a seleção estará eliminada.

Topo