Atletismo

Atleta paraolímpico brasileiro é pego no doping e excluído da Rio-2016

REUTERS/Suzanne Plunkett

Do UOL, em São Paulo

O atleta brasileiro Luciano dos Santos Pereira foi suspenso por quatro anos do esporte e está excluído dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Ele testou positivo para duas substâncias proibidas há três meses e está impedido de participar de competições por quatro anos.

Luciano dos Santos compete no salto triplo, no arremesso de peso e no lançamento de disco. Ele foi pego em exame realizado durante evento-teste no Estádio Olímpico Nilton Santos, em 18 de maio, quando testou positivo para os esteróides stanozolol e oxandrolona. As substâncias são proibidas tanto durante competições quanto em períodos fora de competição. O brasileiro fica impedido de atuar até junho de 2020.

O atleta disputou os Jogos em Londres-2012, quando chamou a atenção por derrubar um dos juízes no salto triplo (veja foto acima). 

Este não é o primeiro caso de doping envolvendo brasileiros na Rio-2016. Kleber Ramos, que disputa o ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos, foi flagrado em um teste realizado pela Agência Mundial Antidoping no dia 31 de julho. Ele chegou a competir na Olimpíada, mas não terminou sua prova.

Topo