Relatos das provas

Espanha bate Argentina, e Brasil é eliminado de forma melancólica

AP Photo/Charlie Neibergall
Pau Gasol, da Espanha, e Marcos Delia, da Argentina, em jogada dividida imagem: AP Photo/Charlie Neibergall

Fábio Aleixo e José Ricardo Leite

do UOL, no Rio de Janeiro

Pela primeira vez os torcedores brasileiros estiveram ao lado da Argentina e nem mesmo a musiquinha exaltando Pelé e provocando Maradona foi ouvida nas arquibancadas da Arena Carioca 1. Mas nem este apoio inusitado surtiu efeito. Nesta segunda-feira, na última rodada do torneio masculino de basquete, a Espanha derrotou a Argentina por 92 a 73 e com isso assegurou a sua classificação para as quartas de final da Olimpíada do Rio.

O placar resultou também na eliminação da seleção brasileira, que dependia de um triunfo dos argentinos para passar de fase após a vitória da tarde desta segunda-feira sobre a Nigéria por 86 a 69. O time nacional não fazia uma participação tão ruim em Olimpíadas, caindo antes do mata-mata, desde a edição de Los Angeles, em 1984, quando acabou na nona colocação. Esta é a mesma posição na qual termina a Rio-2016.

Sean M. Haffey/Getty Images
Torcedores argentinos fizeram muita festa na Arena Carioca 1 imagem: Sean M. Haffey/Getty Images

Apesar da situação adversa no placar, os torcedores brasileiros e argentinos, lado a lado, continuaram empurrando a seleção hermana em busca de uma virada, que, para tristeza da torcida, não aconteceu.

Com a vitória, os espanhóis asseguram a segunda colocação do Grupo B e enfrentarão a França nas quartas de final em um duelo que tem se repetido com frequência desde 2009 em grandes competições, como Mundiais, Europeus e Olimpíadas. Em Londres-2012, por exemplo, a Espanha eliminou a França nas quartas.

Com a segunda posição, se colocam em rota de choque com os Estados Unidos na semifinal, no que será uma repetição das duas últimas finais olímpicas.

Já a Argentina enfrentará justamente os americanos. Como a Croácia venceu a Lituânia no encerramento da fase de grupos, colocou os argentinos na quarta colocação do Grupo B, no caminho dos primeiros colocados do Grupo A - justamente o Dream Team.

No Grupo A, além de Estados Unidos (1º) e França (3º), se classificaram ainda Austrália (2ª) e Sérvia (4ª). Os australianos pegam a Lituânia, enquanto os sérvios medem forças com a Croácia. As partidas das quartas de final acontecem na quarta-feira (17).

Topo