! Sul-africano vence os 400 m e quebra recorde mundial de Michael Johnson - 14/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Sul-africano vence os 400 m e quebra recorde mundial de Michael Johnson

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

O sul-africano Wayde van Niekerk fez história neste domingo (14) ao vencer os 400 m nos Jogos Olímpicos e quebrar o recorde mundial do lendário Michael Johnson, que já durava 17 anos. O novo campeão cravou 43s03 na prova e superou a marca de 43s18 do norte-americano, obtida em 1999.

O recorde olímpico, que também era de Johnson e havia sido conquistado nos Jogos de Atlanta-1996, também foi derrubado por Van Niekerk. A marca anterior era de 43s49.

Nierkerk é o atual campeão mundial da prova em vitória obtida em Pequim-2015. Naquela ocasião, seu triunfo foi visto comum surpresa, porque ele obteve um dos quatro tempos mais rápidos de todos os tempos na distância.

David Gray/Reuters
imagem: David Gray/Reuters

O desempenho do atleta sul-africano na final impressionou até Usain Bolt. O astro jamaicano, que se preparava para correr - e vencer - a decisão dos 100 m rasos, bateu palmas na tribuna do Engenhão.

Já os favoritos Kirani James, de Granada, e LaShawn Merritt, dos Estados Unidos, tiveram que se contentar com a prata e o bronze, respectivamente. Os dois fizeram seus melhores tempos do ano, mas não foi suficiente para tirar o ouro de Van Niekerk: James marcou 43s76, enquanto Merrit fez 43s85.

Topo