Relatos das provas

Robenilson perde de ex-campeão dos juniores no boxe e se despede da Rio-16

REUTERS/Peter Cziborra

Eduardo Ohata

Do UOL, no Rio de Janeiro

Robenilson de Jesus se despediu da categoria galo (até 56kg) dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro neste domingo (14). O brasileiro foi ao ringue do Pavilhão 6 do RioCentro e lutou bem contra o norte-americano Shakur Stevenson, ex-campeão mundial dos juniors, mas acabou perdendo por pontos nas oitavas de final.

O boxeador brasileiro não conseguiu igualar a própria campanha de Londres-2012, na qual chegou às quartas de final. Stevenson volta ao ringue às 11h45 desta terça-feira (14) para enfrentar o vencedor do duelo entre o bielorusso Dzmitry Asanau e o mongol Tsendbaatar Erdenebat. 

Stevenson começa melhor

Entrando sorrindo sob o coro de “Uh, vai morrer!”, o norte-americano não sentiu a pressão e começou o combate mais preciso e venceu o primeiro assalto. Aos 19 anos, o campeão dos juniors em 2014 se movimentou muito e dominou o centro do ringue, vencendo Robenilson por 10-9 no julgamento de dois dos três juízes.

Robenilson tem corte no supercílio

Um cruzado do norte-americano acertou em cheio o rosto do brasileiro, e o árbitro precisou parar a luta até que o sangue parasse de escorrer. Robenilson não encontrou a distância certa para distribuir seus golpes e novamente perdeu o assalto.

Brasileiro volta mais agressivo

Obrigado a ir para cima no último assalto, o brasileiro voltou tentando muitos golpes e foi melhor que o norte-americano nos primeiros momentos. Mas Stevenson se recuperou prontamente e voltou a dominar o confronto, tirando qualquer chance de Robenilson ameaçar sua vitória.

“Ah, é Robenilson!”

A torcida brasileira fez a sua parte no RioCentro, gritando alto durante todo o confronto. O tradicional “Uh, vai morrer!” empolgou a galera logo no início do primeiro assalto, mas Stevenson não levou a pressão a sério e se sentiu muito à vontade no ringue. Alguns americanos comemoraram a vitória desfilando com bandeiras de seu país na área de competição e foram muito vaiados.

Topo