Infraestrutura

"Nada ocorreu com atletas em locais e horários apropriados", diz ministro

Kleiton Amorim/UOL
Leonardo Picciani, ministro do Esporte e deputado federal pelo PMDB imagem: Kleiton Amorim/UOL

Vinícius Segalla

Do UOL, no Rio de Janeiro

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB), afirmou que está satisfeito com o esquema de segurança que está sendo executado nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, e que nada aconteceu com atletas e torcedores que estavam nos "locais e horários apropriados".

O ministro deu a declaração ao ser perguntado sobre o último incidente relacionado à segurança ocorrido na Olimpíada, em que o nadador norte-americano Ryan Lochte sofreu um roubo numa falsa blitz policial na madrugada do último sábado (13)  para domingo.

"A segurança nos Jogos tem ocorrido de forma absolutamente eficiente. As delegações não tiveram problemas. Aqueles que compraram ingressos, não tiveram problemas. Não podemos medir o trabalho por causa de um ou outro fato fora dos locais de competição e fora do momento apropriado. Certamente, nenhum atleta teve problemas em seu convívio, em seus treinos e na vila dos atletas", afirmou o ministro.

Na realidade, porém, atletas estrangeiros já relataram furtos em áreas da Vila Olímpica. Fotógrafos que estão trabalhando nos Jogos também já relataram furtos de seus equipamentos em locais de competição.


"Esporte não é matemática"

Em relação à meta de conquista de medalhas que o Comitê Olímpico Brasileiro estabeleceu para a delegação, em número suficiente para ficar entre os dez maiores medalhistas, o ministro disse ainda ter esperança, mas que o número não é tão importante. O Brasil tem seis medalhas até agora. Para ficar entre os dez melhores países nos Jogos, este número tem que chegar até 25, segundo projeções do comitê.

"O Brasil faz uma grande participação, as medalhas estão vindo. Em relação a meta, ainda acreditamos, mas vamos aguardar, esporte não é matemática, não dá para fazer uma conta exata, "mas tenho certeza que o Brasil terá grande sucesso".

Topo