Brasileiros começam bem e três conjuntos zeram percurso no 1º dia de saltos
Bruno DoroDo UOL, no Rio de Janeiro
Os brasileiros Stephan de Freitas Barcha, Álvaro de Miranda "Doda" Neto e Pedro Veniss começaram bem a disputa de saltos no hipismo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e zeraram seus percursos neste domingo, dia da primeira fase classificatória da modalidade.
Os três conjuntos brasileiros não cometeram faltas e completaram o percurso dentro do tempo estabelecido para encerrarem o dia entre os primeiros colocados com nenhum ponto perdido.
Já Eduardo Menezes, primeiro a competir neste domingo, cometeu uma falta e terminou o dia com quatro pontos de penalização. "O Eduardo montou muito bem. É muito difícil largar de número 1 porque você não tem nenhuma referência. Ele foi a nossa cobaia e, depois dele, até mudamos algumas coisas no plano para o percurso. Então, a missão era mais difícil do que os outros. Só uma falta e o cavalo dele tem todas as condições de zerar na Copa das Nações", avaliou Doda.
Agora, os quatro brasileiros voltam a competir na terça-feira, quando será realizado o percurso que valerá para a primeira fase de equipes e segunda fase individual. Com o descarte da falta de Eduardo Menezes - apenas as 3 melhores voltas por país são contabilizadas -, o Brasil terminou ao lado da Alemanha como único país sem penalizações terá vantagem na ordem de entrada na terça.
"Começar com bons percursos dá muito mais confiança para a prova das equipes", concluiu Doda.
Na prova individual, os 60 melhores deste domingo, somados aos conjuntos que estão na prova por equipes, disputam a segunda rodada. A soma das duas voltas determinará os 45 conjuntos que irão para a terceira fase, na quarta-feira. Na sexta-feira, os 35 melhores conjuntos disputam as duas voltas da etapa final
Apoio da torcida
Stephan de Freitas Barcha, que fez um percurso perfeito neste domingo, destacou que o comportamento da torcida foi exemplar neste primeiro dia de saltos. Ele levantou a torcida e foi bastante festejado por sua volta.
“"É incrível montar aqui, incrível estar aqui, para nós, atletas de hipismo. A gente precisa morar longe, morar fora, abrir mão de ficar com os amigos, de ficar com a família, de muitas coisas que gostaríamos de ter. Ter a oportunidade de realizar um sonho, disputar os Jogos Olímpicos, e ter a oportunidade de poder montar na frente dos meus melhores amigos e da família é incrível. Nunca vou esquecer", disse.
Susto com brasileiro naturalizado ucraniano
O brasileiro naturalizado ucraniano Cassio Rivetti levou um tombo durante o seu percurso neste domingo, primeiro dia da prova de saltos do hipismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Rivetti não conseguiu superar um obstáculo montando o Fine Fleur du Marais. Apesar do susto, o conjunto não sofreu nenhum ferimento.