! Ginástica brasileira tem dia histórico: Diego e Nory levam medalhas no solo - 14/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Ginástica brasileira tem dia histórico: Diego e Nory levam medalhas no solo

Fábio Aleixo

do UOL, no Rio de Janeiro

A ginástica brasileira teve um dia histórico neste domingo. Na Arena Olímpica do Rio, Diego Hypolito - 30 anos - e Arthur Nory, 22, escreveram um capítulo especial para a modalidade no Brasil. Com ótimas apresentações na final individual do solo, Diego superou traumas das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos para ficar com a prata, e Nory, atleta da nova geração, completou a festa com um bronze. Eles só ficaram atrás do britânico Max Whitlock, medalhista de ouro.

A medalha de Diego foi a primeira do Brasil na Rio-2016 que não conquistada por um militar. Já tinham subido ao pódio Felipe Wu (prata no tiro) e os judocas Rafaela Silva (ouro), Mayra Aguiar (bronze) e Rafael Silva (bronze), todos integrantes das Forças Armadas do Brasil, assim como Nory, que é da Aeronáutica.

A disputa

Empurrado pelos torcedores que encheram a Arena , Diego Hypolito fez uma apresentação com um bom grau de dificuldade. Sem erros, conseguiu passar segurança para os juízes, mas não conquistou a nota que esperava: tirou 15,533, pontuação considerada alta. No entanto, assim que saiu seu resultado, o telão conseguiu capturar ele falando para Marcos Goto, seu técnico, que a nota era baixa.

O que ele não imaginava é que o favorito, o japonês Kenzo Shirai, faria uma apresentação irregular, com alguns erros, e que essa nota seria responsável por consagrá-lo com uma prata olímpica.

"Isso é fruto do trabalho deles, Diego treinou muito para essa final. Eles fizeram a parte deles. Nosso país está de parabéns, nossos atletas estão de parabéns. Diego provou para muita gente, que, com muito trabalho e muito sacrifício, você consegue ser medalhista olímpico. Se trabalha duro, o resultado é medalha", disse Marcos Goto, técnico de Diego, à TV Globo

Arthur Nory, outro brasileiro na final do solo individual, também teve um bom desempenho, e completou a festa com uma medalha de bronze. Com uma apresentação cravada, levantou o público presente e conquistou um 15,433.

Diego espanta fantasma

Com uma apresentação segura, sem cometer erros, Diego espantou um fantasma que o perseguia na últimas duas edições de Jogos Olímpicos: as quedas na apresentação do solo.

Em Pequim-2008, após se passar em primeiro lugar na classificatória do solo, Diego foi para a sua primeira decisão olímpica com chances de ganhar a primeira medalha da história da ginástica para o Brasil. Uma queda sentado, no entanto, o deixou apenas em sexto lugar na decisão.

Quatro anos depois, em Londres-2012, outra queda, dessa vez de frente, ainda na fase classificatória. Assim, Diego não conseguiu nem mesmo chegar à final.

Topo