Relatos das provas

Na volta aos Jogos após 20 anos, Martina Hingis é prata em dupla no tênis

TOBY MELVILLE/REUTERS
Martina Hingis e Timea Bacsinszky, da Suíça, disputam ponto a ponto o segundo set imagem: TOBY MELVILLE/REUTERS

Maurício Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

Ekaterina Makarova e Elena Vesnina conquistaram a medalha de ouro no torneio de duplas femininas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, neste domingo, no Centro Olímpico de Tênis. As russas derrotaram a dupla formada pelas suíças Timea Bacsinszky e a velha conhecida Martina Hingis por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4. Foi a primeira Olimpíada de Hingis depois de 20 anos.

A experiência no esporte e o currículo recheado de títulos não evitaram o choro de Hingis ao fim da Olimpíada. Mesmo desapontada pela derrota na decisão, ela destacou o orgulho por levar a prata para a Suíça aos 35 anos. 
 
"Me emociono muito, por diversas razões. Timea estava chorando, eu também me emocionei. Somos uma equipe, chegamos muito longe e nos emocionamos. Se os Jogos Olímpicos não te emocionam, o que pode te emocionar?", questionou a veterana. 
 
"Estou muito feliz com o que conseguimos. Se você me perguntasse há dez anos se eu viria ao Rio, eu diria: 'você é louco'. As russas jogaram muito bem hoje. Elas são campeãs. É diferente quando você ganha um Grand Slam com 16 anos. Sei que agora está tudo no fim. Essa foi a melhor posição que pude alcançar. Não poderia ter feito mais. Estou desapontada? Sim. Mas fizemos o melhor", acrescentou. 
 

Equilíbrio

O primeiro set da partida foi muito equilibrado. As duas duplas confirmaram três serviços cada logo no início.

No sétimo game, as russas conseguiram uma quebra com 40-15 e ficaram à frente do marcador com o serviço de vantagem em seguida. Logo depois, Ekaterina e Elena, confirmaram o saque, e ampliaram: 5/3. 

Timea e Martina descontaram com a confirmação do saque. Mas a única quebra da primeira etapa do jogo fez diferença e a dupla da Rússia fechou com 6/4 após 56 minutos.

Disputa forte pelo ouro

Assim como a parte inicial do confronto, o segundo set começou muito equilibrado. Novamente, ambas as duplas confirmaram os três primeiros respectivos saques. 

A quebra no sétimo game, que fez a diferença no primeiro set, não aconteceu. E, portanto, o jogo seguiu muito disputado: 4/4.

Em mais uma etapa forte, as russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina conseguiram quebrar o saque das suíças e foram para o décimo game com a vantagem do serviço: 5/4. Então, com tranquilidade fecharam a partida com uma vitória por 2 sets a 0, com um duplo 6/4.

Arquibancadas vazias

Poucas pessoas presenciaram a disputa pela medalha de ouro do torneio de duplas femininas de tênis dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O público não chegou a 20% da lotação da quadra central do Centro Olímpico de Tênis.

Altos e baixos

Martina Hingis só havia disputado uma Olimpíada antes, em 1996, com 15 anos. Perdeu na segunda rodada. Era o início, então, de uma carreira brilhante, que faria dela uma das maiores atletas da história da Suíça. No ano seguinte, com 16, já era número 1 do mundo. Ganhou cinco títulos de Grand Slam (três na Austrália, um Wimbledon e um US Open) em simples e 12 em duplas.

A atleta suíça teve várias contusões sérias e passou por inúmeras cirurgias. A primeira vez que se aposentou, em 2003, tinha 22 anos. Voltou e, então, enfrentou o momento mais dramático de sua carreira: foi pega num exame de doping, que acusou presença de cocaína, durante o torneio de Wimbledon, em 2007. Foi suspensa por dois anos.

Hingis voltou a jogar em 2013. Em dupla com a indiana Sania Mirza, a partir de 2015, ganhou três Grand Slam consecutivos Wimbledon (2015) US Open (2015) e Australian Open (2016). Em dupla com o indiano Leander Paes, também ganhou quarto Grand Slams.

Bronze

Disputada por duas duplas da República Tcheca, a medalha de bronze ficou com Lucie Safarova e Barbora Strycova, que venceram Andrea Hlavackova e Luci Hradecka por 2 a 0, com parciais de 7/5 e 6/1..

Topo