Ginástica

Ex-técnico de Diego suspeito de abuso: 'me sinto responsável também'

RicardoBufolin/CBG
Fernando de Carvalho Lopes, foi afastado do comando técnico da seleção masculina de ginástica imagem: RicardoBufolin/CBG

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

Técnico de Diego Hypolito entre 2014 e julho deste ano e afastado da seleção brasileira após acusações de abuso sexual, Fernando Carvalho Lopes afirmou que se sente também responsável pela medalha de prata olímpica ganha pelo ginasta na tarde deste domingo no Rio de Janeiro.

"Me sinto responsável e merecedor assim como todos que trabalharam com o Diego ao longo de todos estes anos de carreiras. Fico feliz, pois ele é um batalhador, que nunca desistiu, e por tudo que ele representa para a ginástica. Assisti à toda prova e torci. Espero que isso repercuta de maneira muito positiva para a ginástica", afirmou Lopes em entrevista exclusiva ao UOL Esporte

"Sempre acreditei nele e que deveria fazer parte desta seleção", prosseguiu Lopes.

Veja como foram as apresentações de Diego e Nory

Atual técnico de Diego, Marcos Goto afirmou em entrevista na zona mista que Lopes havia tido participação muito importante na conquista da medalha por causa do trabalho feito com Diego nos dois últimos anos do ciclo olímpico em São Bernardo do Campo (SP).

"Tem o Fernando. Ele é responsável por 80% do trabalho. O Fernando tem a maior parte da medalha. O que aconteceu (afastamento por suspeita de abuso) mexeu com o Diego. Mexe com qualquer um. Mas ele soube entender, conversamos. Fernando deixou trabalho na minha mão e agradeço a ele", disse Goto, que também é o treinador de Arthur Zanetti.

Lopes afirmou que não deixou de ter contatos com Diego após a separação e conversou recentemente com o ginasta sobre sua participação olímpica.

O treinador afastado da seleção pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e pela Prefeitura de São Bernardo da equipe da cidade afirmou que por ordem do advogado não pode falar nada sobre as acusações que pesam contra ele de abuso sexual.

"Estou muito tranquilo, retomando a minha vida aos poucos. Mas agora não posso falar nada", disse Fernando, que lamentou não poder estar com a equipe na Rio-2016.

"Claro que gostaria de estar, mas a seleção esteve muito bem representada", disse.

Na época do afastamento de Fernando, Diego afirmou ter mantido relação profissional com Fernando.

"A respeito das informações que envolvem o treinador Fernando Lopes, meu desejo neste momento é que os fatos sejam apurados e esclarecidos pelas autoridades competentes. Meu contato ao longo desses dois anos foi estritamente profissional. Sigo minha preparação para a Olimpíada", disse.

Topo