Estrangeiros veem "clima de guerra" e caça a Neymar em vitória do Brasil

Do UOL, em São Paulo

O clima de revanche e o gol marcado por Neymar na partida contra a Colômbia pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram destaque na imprensa internacional. Os jornais falaram em guerra pelo alto número de faltas, principalmente no atacante do Barcelona.

Para o espanhol Marca, a vitória brasileira por 2 a 0 não teve um futebol de qualidade. Mesmo depois de dois anos, ninguém esqueceu o episódio entre Neymar e Zúñiga, que tirou um dos principais jogadores do Brasil da Copa do Mundo.

“Tornou-se um espetáculo abominável. O desejo de vingança levou a muitas ações que passaram do limite da esportividade: cotoveladas, socos, chutes... A canarinha não esqueceu a entrada de Zúñiga em Neymar em 2014”, escreveu a publicação espanhola.

Por outro lado, o AS falou que a Colômbia pensou que poderia usar a mesma ‘estratégia violenta’ que desestabilizou Neymar na Copa América de 2015. O ex-Santos sofreu uma falta dura que gerou uma confusão e, no lance seguinte, chegou forte em um oponente. O resultado foi um cartão amarelo para o atacante do Barcelona, o único dado ao Brasil no confronto.

“Os colombianos tentaram uma tática que funcionou na Copa América em 2015, quando o atacante acabou expulso depois de perder o controle emocional. Foram seis cartões amarelos para eles”, destacou os espanhóis.

A resposta brasileira, ainda segundo o AS, foi um bom futebol e o gol de Neymar, que selou a paz entre o atacante e a torcida presente na Arena Corinthians.

O britânico Daily Mail também não deixou passar o clima violento e vingativo no jogo.

“Uma revanche das quartas de final da Copa do Mundo de 2014. O jogo foi quente desde o início. Neymar foi assediado por oponentes quase toda vez que ele tocava na bola”, escreveram os britânicos.