Conquistar a medalha era tarefa do partido comunista para chinesa

Daniel Brito
Do UOL, no Rio de Janeiro
Stoyan Nenov/Reuters
Suping Meng conquista a medalha de ouro no levantamento de peso

A chinesa Suping Meng, 27, levantou incríveis 307 quilos e sagrou-se campeã olímpica no levantamento de peso, para atletas acima dos 75 quilos. Com a medalha no peito, na zona mista, revelou: levar o ouro para China foi uma tarefa que recebeu do partido comunista chinês, do qual faz parte.

“Esta era minha tarefa aqui no Rio. Desde que recebi a atribuição de vir aqui e conquistar medalha, eu tinha que fazê-la”, afirmou Meng aos jornalistas, com a ajuda de um intérprete.

Suping Meng tinha a vaga desde novembro do ano passado, porém, sua participação na Rio-2016 só foi confirmada há quase dois meses. Ela aguardou que a russa Tatiana Kashirina, para quem perdeu no Mundial de levantamento de peso no final de 2015, tivesse confirmado o banimento do esporte por motivos de doping. Isso só ocorreu em julho.

Com a saída da russa, a China viu caminho aberto para mais um ouro com Meng. “Como comunista e membro do partido comunista quero agradecer o  apoio que recebi em todo instante. Participar de uma Olimpíada já é motivo de felicidade, ganhar uma medalha de ouro é algo que me deixa extremamente feliz”, afirmou, na coletiva de imprensa.