! Caterine Ibarguen conquista 1º ouro da história do atletismo colombiano - 14/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Caterine Ibarguen conquista 1º ouro da história do atletismo colombiano

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Caterine Ibarguen fez história neste domingo (14). Ao saltar para 15m17 na final do salto triplo feminino, a atleta venceu a prova e conquistou o primeiro ouro da história da Colômbia no atletismo.

A medalha de prata ficou com Yulimar Rojas (14m98), da Venezuela, enquanto Olga Rypakova (14m74), do Cazaquistão, ficou com o bronze.

Ao ver que havia vencido o salto triplo, Ibarguen comemorou dançando. Na arquibancada do Engenhão, torcedores da Colômbia iam ao delírio com a vitória da compatriota.

Em 2013, Ibarguen já dava sinais do que viria pela frente. Na ocasião, ela conquistou o primeiro ouro da Colômbia na história dos mundiais de atletismo.

Em toda a história, a Colômbia conta com quatro medalhas de ouro, somando todas as modalidades. Em Sydney-2000, María Isabel Urrutia venceu o levantamento de peso até 75kg. Em Londres-2012, Mariana Pajón subiu no lugar mais alto do pódio no ciclismo BMX.

 

Na atual edição, além de Caterine Ibarguen, a Colômbia conquistou a medalha de ouro com Óscar Figueroa, no levantamento de peso até 62kg.

Topo