! Brasil perde para Itália, se complica e corre risco de cair na 1ª fase - 14/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Brasil perde para Itália, se complica e corre risco de cair na 1ª fase

Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção brasileira masculina de vôlei sofreu neste sábado sua segunda derrota nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Em partida no Ginásio do Maracanãzinho pela quarta rodada da competição, os comandados do técnico Bernardinho perderam de virada para a Itália por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/23, 25/22 e 25/15.

O resultado atrapalhou bastante os planos do Brasil para a sequência da competição. Se o time poderia garantir sua vaga no mata-mata com uma vitória por 3 sets a 0 neste sábado, agora precisa vencer a França na quinta rodada para se classificar sem depender de outros resultados. A seleção acumula duas vitórias e duas derrotas, em terceiro lugar na chave; a Itália lidera.

Caso caia ainda na primeira fase, o Brasil terá o seu pior resultado na história dos Jogos Olímpicos. A equipe nunca foi eliminada na primeira fase desde que a competição passou a ter essa configuração de disputa.

O confronto decisivo entre brasileiros e franceses acontece na segunda-feira (15), às 22h35 (horário de Brasília), também no Maracanãzinho. EUA x México e Itália x Canadá completam a rodada.

Primeiro set tem estreia e virada do Brasil

O Brasil entrou em quadra com novidade: o central Maurício Souza, que estreou depois da lesão que quase o fez ser cortado antes da Rio-2016, mas que foi substituído por Lipe no decorrer do set. Na primeira parcial, os dois times fizeram um duelo equilibrado – o líbero Serginho tentou puxar a torcida, de forma a pressionar os italianos. A Itália chegou a abrir 23/21, mas, no fim, o Brasil fechou o set em 25/23, graças a um ataque italiano para fora.

Segundo set nervoso (e empate)

Com 1 a 0 no placar a favor do Brasil, os dois times deram mostras da rivalidade entre eles. Lucarelli e Ivan Zaytsev discutiram na rede, Lucarelli tentou afastar o brasileiro e até Bernardinho entrou em quadra para apaziguar. Mais tarde, Osmany Juantorena se irritou e chutou uma placa, entortando a câmera de vídeo-check. No placar, o Brasil chegou a liderar com 22/21, mas os erros de recepção deram a vitória por 25/23 para a Itália, garantida após um bloqueio brasileiro para fora - que a seleção contestou sem sucesso no desafio.

Brasil erra demais e leva a virada

O Brasil abriu o terceiro set fazendo 5/1 e dando pinta de que iria deslanchar, mas a irregularidade atrapalhou. Errando muito, a equipe viu a Itália encostar, chegando a virar para 15/12. A seleção brasileira, porém, reagiu e retomou a vantagem. Lucarelli chegou a dar um susto no 20/19 para os brasileiros, quando torceu o pé, mas teve o nome cantado pela torcida e permaneceu em quadra. As vozes, entretanto, logo silenciaram: a Itália fez 25/22 e calou o ginásio.

Dominado, Brasil só assiste no quarto set

A derrota nos dois sets anteriores pareceu ter pesado sobre os ombros brasileiros. Sem poder de reação, a equipe de Bernardinho fez sua pior parcial em toda a competição. O técnico trocou Mauricio por Eder, Bruno por William e Lipe por Douglas, mas sem conseguir a reação. Em quadra, a Itália fechou em 25/15, graças um erro de defesa do Brasil.

Topo