Relatos das provas

Bimba é sétimo e se despede da Rio-2016 em dia ruim para o Brasil na vela

Do UOL, em São Paulo

Ricardo Winicki, o “Bimba”, ficou na sexta posição da medal race disputada neste domingo (14) e com isso fecha no 7º lugar a sua participação na classe RS:X masculino da vela da Rio-2016.

Ele terminou a competição com 118 pontos perdidos, muito longe do holandês Dorian Van Russelberghe, que dominou a água da Marina da Glória vencendo oito regatas e levando o ouro. Nick Dempsey (GBR) foi prata, e Pierre Le Coq (FRA) foi bronze.
 

Dupla ainda tem chances na 470

Clive Mason/Getty Images
imagem: Clive Mason/Getty Images

Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ainda estão na briga por medalha na 470 feminino. Elas não tiveram resultados tão bons nas duas regatas do dia (21º e 8º lugar), mas ainda têm condições de se recuperar nas três últimas regatas da série classificatória para ir à medal race em melhores condições. A classe está muito equilibrada e as meninas, na oitava posição geral, tem só dez pontos a mais que as eslovacas Mrak/Macarol, que estão na terceira. A oitava regata deveria ser nesta tarde, mas foi adiada por falta de luz natural.
 

Zarif tem chances de pódio reduzidas

Campeão mundial em 2013, Jorge Zarif era uma das esperanças de medalha para o Brasil na vela da Rio-2016, mas chega à medal race com chances mínimas de ir ao pódio na classe Finn. O brasileiro acumulou resultados ruins nas duas regatas do dia e se classificou para regata da medalha longe dos velejadores que brigam pelas primeiras posições.

Ele encerra a série classificatória com 81 pontos perdidos, 12 a mais que Ivan Gaspic (CRO), que está na terceira posição geral. Para conquistar o bronze, Zarif precisa ficar no mínimo sete posições à frente do croata; quatro à frente de Caleb Paine (EUA); e quatro à frente de Max Salminen (SUE). Uma combinação possível é Zarif vencer a medal race, Caleb chegar entre os três últimos e tanto Paine quanto Salminen não passarem da quinta posição.
 

Patricia Freitas encerra RS:X feminino em 8ª

Mark Kolbe/Getty Images
imagem: Mark Kolbe/Getty Images

Patricia Freitas também disputou a medal race neste domingo (14), mas não conseguiu a improvável combinação de resultados de que precisava para estar no pódio. Ela ficou na quarta posição na regata, mas fechou a classe RS:X feminino na oitava posição com 80 pontos perdidos – 11 a mais que Stefaniya Elfutina (RUS), que foi bronze. O ouro foi de Charline Picon (FRA), e a prata ficou com Peina Chen (CHI).
 

Albrecht e Swan avançam sem chances

A dupla brasileira na classe Nacra 17 somou resultados relativamente bons na Marina da Glória, mas não suficientes para deixá-los na corrida por uma medalha. Eles disputam a medal race apenas para cumprir tabela e definir a posição final na Rio-2016, mas não têm qualquer possibilidade de ir ao pódio. Albrecht e Swan terminam a série classificatória na 10ª posição, com 101 pontos perdidos.
 

Dupla fica entre os últimos na 470

Clive Mason/Getty Images
imagem: Clive Mason/Getty Images

Henrique Haddad e Bruno Bethlem seguem mal na classe 470 masculino. Eles somaram um 27º e um 9º lugar nas regatas do dia e caíram para a antepenúltima posição geral. São 142 pontos perdidos. A exemplo da 470 feminino, a oitava regata da classe foi adiada por falta de luz natural.

Topo