! Após bronze, técnico de Nory diz que caso de racismo "ficou no passado" - 14/08/2016 - UOL Olimpíadas

Ginástica

Após bronze, técnico de Nory diz que caso de racismo "ficou no passado"

Fábio Aleixo, Daniel Brito e Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Depois de Arthur Nory, ginasta brasileiro, conquistar medalha de bronze no solo, neste domingo (14), na Rio-2016, o seu treinador, Cristiano Albino, afirmou que o caso de racismo pelo qual o atleta ficou marcado já é “coisa do passado”.

“Este é um momento que ficou no passado e temos de esquecer”, pediu Albino. “Que atire a primeira pedra quem nunca errou”, prosseguiu.

Em maio de 2015, Nory publicou nas redes sociais um vídeo no qual ofendia o companheiro negro Ângelo Assumpção, com piadas de cunho racista. “Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca... quando ele estraga é de que cor? (risos), dizia no registro. O caso repercutiu (relembre aqui). 

"Tem momentos na vida que todo mundo comete erro. Cometi um erro e me arrependi muito, verdadeiramente me arrependi. Ainda sofro até hoje... com patrocínios", disse Nory, que afirmou nunca ter tido apoio financeiro privado, também por causa do episódio.

O ginasta acrescentou: "Foi uma fatalidade, o perdão do meu amigo eu já tive. Somos uma família, foi um negócio que foi da porta para fora. É aprender com aquilo e nunca mais repetir. Para você ser campeão, tem que ser uma pessoa boa, nunca perder sua essência. O Nory é um cara brincalhão, é um menino feliz".  

“Ficou comprovado judicialmente que foi uma brincadeira. Se fosse assim, deveria entrar na Justiça contra todo mundo que me chamava de narigudo na escola”, comparou o treinador Cristiano Albino. “Claro que ele errou, mas todos seres humanos erram", concluiu.

Nory fez a terceira melhor passagem no solo, na decisão individual deste domingo (14), e com nota 15.433 ficou no terceiro lugar. Diego Hypolito foi medalhista de prata. 

Veja como foram as apresentações de Diego e Nory

Topo