Relatos das provas

Atualizada em 14.08.2016 13h06

Alemanha goleia Portugal no Mané Garrincha e avança à semifinal

UESLEI MARCELINO/REUTERS
Jogadores da Alemanha comemoram gol sobre Portugal imagem: UESLEI MARCELINO/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

A Alemanha está na semifinal do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na tarde deste sábado (13), a seleção germânica goleou Portugal por 4 a 0 no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e subiu mais um degrau na busca pela medalha de ouro.

O início do primeiro tempo da partida foi muito movimentado. A seleção olímpica da Alemanha perdeu três chances claras de gol nos 10 minutos iniciais, enquanto os portugueses desperdiçaram duas oportunidades.

Após o forte ritmo imposto pelos jogadores no começo, a intensidade do confronto caiu na metade da etapa inicial. Os germânicos dominaram a posse de bola e, consequentemente, apareceram mais no ataque. Por outro lado, Portugal chegou com perigo nos contra-ataques e em jogadas de bola parada.

Aos 29 minutos, a seleção alemã conseguiu balançar as redes com Selke, mas o árbitro assinou impedimento e anulou o tento.

Mesmo após o gol anulado, a Alemanha foi para os vestiários com a vantagem no placar. Aos 45 do primeiro tempo, Gnabry recebeu passe preciso de Brandt e tocou rasteiro no canto esquerdo do goleiro português Bruno Varela.

UESLEI MARCELINO/REUTERS
imagem: UESLEI MARCELINO/REUTERS

Na volta dos vestiários, a seleção alemã iniciou dominando o jogo. Aos 11 minutos, então, Ginter subiu mais alto em cobrança e escanteio e cabeceou para o fundo das redes, ampliando a vantagem sobre Portugal.

À frente do marcador e com o domínio da posse de bola, os germânicos passaram a administrar a partida diminuindo o ritmo. Em busca da virada, o técnico da seleção portuguesa, Rui Jorge, realizou três alterações na equipe.

A equipe alemã selou a vitória aos 29 minutos do segundo tempo. Selke, o mesmo que marcou o gol anulado, recebeu livre de marcação na área e bateu na saída do arqueiro português: 3 a 0.

A goleada veio aos 41 da etapa final. Philipp Max tabelou com Brandt e finalizou com elegância no ângulo, para marcar o quarto gol da Alemanha.

Alemanha terá a Nigéria pela frente

REUTERS/Fernando Donasci
imagem: REUTERS/Fernando Donasci

O adversário da Alemanha na semifinal foi conhecido poucas horas depois. Na Arena Fonte Nova, a Nigéria venceu a Dinamarca por 2 a 0, com gols do veterano Obi Mikel e de Aminu Umar.

A disputa da semifinal acontecerá na próxima quarta-feira (17), às 16h (de Brasília).

 

Topo