! Favorita à medalha, etíope corre descalça e avança à final - 13/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Favorita à medalha, etíope corre descalça e avança à final

Rodrigo Mattos e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

A atleta da Etiópia Etenesh Diro correu descalça a segunda série dos 3000 m com obstáculos. Ela perdeu uma das sapatilhas após ser tocada por uma das adversárias, acabou em sétimo lugar, e, mesmo com um tempo inferior às classificadas, conseguiu a avançar para a final da competição dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A decisão veio após a revisão da prova pelo árbitro. 

Depois de perder a sapatilha direita, a velocista tirou a meia que estava vestindo, jogou fora e decidiu seguir na prova sem um dos pares. O árbitro entendeu que, no meio da confusão que gerou a queda de Diro, ela foi prejudicada e, por isso, conseguiu a classificação para a final.

Diro saiu muito abalada, porque tem chances de competir por medalha, mas, sem um dos pares da sapatilha, achou que não teria conseguido a classificação. A atleta cruzou a linha de chegada com dores no pé com o tempo de 9min34s70.

Chateada e lesionada, Diro preferiu não conceder entrevista e foi direto para o posto médico do Estado Olímpico.

Jewel Samad/AFP
imagem: Jewel Samad/AFP

A atleta do Bahrein Ruth Jebet fez o melhor tempo com 9min12s62. Em segundo lugar ficou a queniana Beatrice Chepkoech, com 9min17s55. A norte-americana Emma Coburn ficou no terceiro posto com 9min18s12.

 

Topo