Relatos das provas

Com vitória na natação, Estados Unidos conquistam milésimo ouro olímpico

Dominic Ebenbichler/Reuters
Nadadoras dos EUA comemoram vitória na final do revezamento 4x100m medley imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

No revezamento 4x100m medley feminino, os Estados Unidos confirmaram o favoritismo e conquistaram a medalha de ouro neste sábado (13). Essa também foi a milésima vez que o país sobe ao lugar mais alto do pódio em Jogos Olímpicos somando todas as modalidades.

As americanas competiram na prova do revezamento com Kathleen Baker, Lilly King, Dana Vollmer e Simone Manuel, em 3min53s13. A medalha de prata ficou com a Austrália (3min57s80), enquanto a Dinamarca levou o bronze (3min56s98).

Os americanos desembarcaram no Rio de Janeiro com 977 ouros, tendo conquistado mais 24 até a noite deste sábado - depois das mulheres, os homens também subiram no lugar mais alto do pódio no revezamento 4x100 medley, na prova que deu a Michael Phelps sua 23ª medalha de ouro. 

“Mil medalhas de ouro é uma conquista notável que foi possível graças à cultura do esporte que é o fundamento da equipe dos EUA", afirmou Scott Blackmun”, presidente do Comitê Olímpico dos Estados Unidos. 

Os esportes que mais renderam ouros aos EUA na história dos Jogos Olímpicos são atletismo, com 323, e natação, 246. Juntas, elas representam mais da metade de todas as conquistadas: 569. 

Os EUA sobram no ranking de países que mais ganharam medalhas de ouros. Depois dos norte-americanos, vem a antiga União Soviética, em segundo lugar com 395, e o Reino Unido, em terceiro com 246. 

O feito foi confirmado pelo comitê olímpico americano.

Topo