! Jamaicana evita o tri de compatriota e é ouro nos 100m rasos - 13/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Jamaicana evita o tri de compatriota e é ouro nos 100m rasos

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

A jamaicana Elaine Thompson levou o ouro na final dos 100 metros feminino na Rio-2016, impedindo o tricampeonato inédito de sua compatriota Shelly Ann Fraser-Pryce. A ex-campeão olímpica ficou com o bronze, enquanto a norte-americana Tori Bowie ficou com a prata.

Mudou o nome da vencedora, mas o resultado manteve a hegemonia da prova nobre da velocidade feminina com a Jamaica. É o terceiro ouro seguido. Além disso, é o único país que sobe ao pódio nos 100m feminino desde Barcelona-1992 sem interrupções. Nem as americanas conseguiram tal feito.

Elaine largou mais forte do que todas as outras corredoras e dominou a prova quase desde o início. Shelly Ann até se recuperou, mas nunca a ameaçou e ainda perdeu o fôlego sendo ultrapassa por Bowie no final. A medalhista de ouro fechou com 10s71, bem à frente das outras duas; Bowie marcou 10s83 e Shelly Ann 10s86.

Matthias Hangst/Getty Images
imagem: Matthias Hangst/Getty Images

O resultado é surpreendente já que Shelly Ann dominava essa prova em grandes eventos, e Elaine não obtivera nenhuma medalha nos 100 metros até agora. Mas a nova campeã olímpica tinha uma temporada melhor do que a compatriota.

"Estou muito feliz. Sempre admirei muito a Shelly e é uma honra muito grande. Isso torna a vitória mais especial. Desde criança sonhava com esse ouro olímpico. Estou muito, muito feliz", afirmou Thompson.
 
"O que me deixa mais feliz é que o título dos 100m continua na Jamaica. Estou no pódio com minha parceria de treino. Estou orgulhosa da Jamaica, olhe para o meu cabelo", disse Fraser-Pryce, em referência aos cabelos tingidos em verde e amarelo, cores de seu país.

Aos 24 anos, Thompson tem como especialidade os 200 metros, no qual já levou uma prata em Mundial em 2015. Para os 100 metros, correu abaixo da marca de 11 segundos apenas em 2015.

 

Topo