Ciclismo

Ciclista brasileiro que participou da Rio-2016 é pego em exame antidoping

Buda Mendes/Getty Images
Kleber da Silva Ramos é o único do trio do Brasil que disputou a Rio-2016 imagem: Buda Mendes/Getty Images

Roberto Oliveira

Do UOL, no Rio de Janeiro

A União Ciclística Internacional (UCI) divulgou nesta sexta-feira (12) uma relação de 19 atletas suspensos de competições por doping. Entre eles, três brasileiros. Um deles, Kleber da Silva Ramos, representou o Brasil na prova de ciclismo de estrada no primeiro dia da Rio-2016 - é o único dos brasileiros punidos presente nos Jogos Olímpicos. Em sua participação, no sábado (6), Ramos não conseguiu completar a prova.

Além dele, Raphael Mesquita Mendes e Josemberg Montoya Nunes Pinho estão provisoriamente suspensos de competições após a divulgação da lista da UCI. 

De acordo com a entidade, o exame de Kleber apontou o uso de uma substância conhecida como Cera (sigla em inglês para ativador contínuo do receptor da eritropoietina). A eritropoeitina (EPO) é um hormônio que estimula a formação de glóbulos vermelhos, que trabalham na oxigenação sanguínea, e funciona como agente estimulante. 

Procurada pelo UOL, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou que foi notificado com o caso de doping, mas ainda espera posição da Corte Arbitral do Esporte (CAS). 

"O COB foi notificado de um caso de doping fora de competição e aguarda a divulgação por parte do CAS, tendo em vista as regras de confidencialidade do próprio CAS", diz a nota. 

Ainda segundo a UCI, Raphael Mesquita Mendes foi pego com traços de duas substâncias anabólicas no sangue (estanozol e oxandrolona), enquanto Josemberg Montoya Nunes Pinho foi pego com outras duas substâncias proibidas (19-norandrosterona e 19-noretiocolanolona).

Confira a lista dos atletas flagrados em exames antidoping:

Brasil
Kleber da Silva Ramos
Raphael Mesquita Mendes
Josemberg Montoya Nunes Pinho

Cazaquistão
Maxim Iglinskiy
Valentin Iglinskiy

Chile
Carlos Ivan Oyarzun Guinez

Costa Rica
Byan Villalobos
Paul Betancourt
Josué González
Rodolfo Villalobos

Eslovênia
Kristjan Fajt
Jure Kocjan

Espanha
Alberto Gallego Ruiz

Irã
Naser Rezavi

Itália
Giampaolo Caruso

Portugal
Rui Carvalho

Rússia
Tatiana Antoshina
Ekaterina Gnidenko

Uzbequistão
Timur Gumerov

Topo