Relatos das provas

Robert Scheidt faz regatas muito boas e volta a brigar pelo ouro na vela

REUTERS/Benoit Tessier

Do UOL, em São Paulo

Após provas inconstantes nos primeiros dias de disputa, Robert Scheidt foi muito bem nesta sexta-feira (12) e conseguiu um 4º e um 5º lugar nas duas regatas da classe laser masculino. O bom desempenho a três regatas do final coloca o brasileiro na segunda colocação geral e mais vivo do que nunca na disputa pelo ouro na vela.

Scheidt tinha aberto o dia na quarta colocação geral, mas não tão próximo dos líderes da classe. Mas as regatas desta sexta foram muito boas para o velejador, que deixou os principais concorrentes para trás e compensou a ampla desvantagem dos dias anteriores. O brasileiro agora tem 77 pontos perdidos, apenas dois a mais que o líder Tonci Stipanovic (CRO) – o croata acumulou um 28º e um 9º lugar nesta sexta.

Todas as competições do dia começaram com atraso devido à falta de vento tanto na Marina da Glória quanto em mar aberto. As condições de certa forma beneficiam Stipanovic, que é melhor no vento fraco e não tem tão bom desempenho com ventos médios ou fortes. O ideal para Robert Scheidt seria ventar bastante nas duas regatas deste sábado (13).

Dupla vai bem no 470 feminino

Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ainda tem chances de estar entre as primeiras duplas da classe 470 feminino. As brasileiras conseguiram um 2º lugar na quinta rodada, passando a figurar na sétima colocação geral com 35 pontos perdidos – a segunda regata programada para o dia teve de ser adiada por falta de luz natural. Ainda faltam seis regatas para a conclusão da competição, o que deixa todas as possibilidades abertas.

Já na classe 470 masculino a esperança não é tão grande. Henrique Haddad e Bruno Bethlem não conseguem encontrar o melhor vento e estão na antepenúltima posição. Os brasileiros têm 106 pontos perdidos após apenas cinco regatas.

Estreias nas classes 49er

No primeiro dia de competição da classe 49er masculino, Marco Grael e Gabriel Borges acumularam um 10º e um 11º lugar. As duas regatas desta sexta foram vencidas pelo time australiano, que abem o torneio muito fortes na briga por medalha.

Também estreando na classe 49er FX feminino, Martine Grael e Kahena Kunze ficaram no 9º lugar na primeira regata. "Acho que foi bom. Fizemos boas manobras, começamos bem. Tem muita gente empatada ali na frente, mas foi um bom início", avalia Martine.

“Bimba” e Patrícia Freitas ficam para trás

Nas três regatas da classe RS:X masculino, Bimba ficou 6º, 9º e 11º, não tendo mais chances de medalha. O desempenho nesta sexta o deixou com 136 pontos perdidos acumulados, 50 longe do pódio.

Na classe RS:X feminino, Patrícia Freitas acumulou dois 9ºs e um 8º lugar, chegando a 80 pontos perdidos. Ela está apenas na nona colocação geral, a 22 pontos do pódio, e tem chances mínimas de se recuperar na regata da medalha, que será no domingo (14).

Demais resultados

Clive Mason/Getty Images
imagem: Clive Mason/Getty Images

Na classe Laser Radial, Fernanda Decnop teve desempenho discreto nesta sexta-feira e, a três regatas do final da competição, está muito longe das primeiras colocações. Ela é a 24ª colocada com 166 pontos perdidos e terá que melhorar muito se quiser ao menos terminar entre as dez melhores.

Topo