Olimpíadas 2016

Atualizada em 12.08.2016 16h21

Com água escura, piscina do Maria Lenk reabre e atletas competem

Wong Maye-E/AP
Chinesa He Zi compete nos saltos ornamentais imagem: Wong Maye-E/AP

Daniel Brito, Karla Torralba e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A piscina do Parque Aquático Maria Lenk ficou fechada durante toda a manhã desta sexta-feira (12) para tratamento adequado da água, que ficou verde nos últimos dias, chamando atenção do mundo inteiro, e reabriu apenas no início da tarde para os atletas, que conseguiram treinar para as competições desta sexta.

Apesar de ter sido fechada para que fosse tratada e a cor verde desaparecesse, a água ainda não voltou ao normal e não é possível ver o fundo da piscina, por exemplo e o panorama não difere muito do que foi visto nos dias anteriores na piscina de saltos. 

O chefe do Maria Lenk, Simon Langford admitiu que o local ainda apresenta a cor um pouco verde. As autoridades não deram um prazo para que a coloração volte ao normal. 

Mais cedo, em comunicado, o chefe do Maria Lenk informou que o fechamento aconteceu para que a água voltasse a sua cor normal. "Confirmamos que a piscina do Centro Aquático Maria Lenk foi fechada esta manhã. Fina está sabendo da decisão e apoia. A razão para isso é que a água deve ficar sem movimentação para que a piscina volte a cor azul o mais rápido possível. Os atletas estão fazendo outros treinos em outros locais do Maria Lenk esta manhã. Os treinos na piscina voltarão ao normal às 13h e as competições, às 15h30”. 

O diretor de comunicação do Comitê Rio-2016, Mário Andrada, voltou a ressaltar que “a água não oferece riscos aos atletas”. 

“Nós soubemos que a química não é uma ciência exata. O problema foi maior que imaginávamos. A sessão de treinamento foi cancelada pela qualidade da água. Nós reiteramos o que temos dito: a água não oferece nenhuma ameaça aos atletas”, disse.

“No primeiro dia, um ou dois atletas reclamaram que os olhos estavam coçando. Isso era o cloro. Nós reduzimos, testamos novamente, e os especialistas do COI e Rio-2016 estão em cima dessa questão. A chuva não ajuda, mas esperamos resolver essa questão o mais rápido possível”, complementou.

A equipe brasileira de saltos ornamentais foi avisada antes da programação e já não treinaria no local nesta sexta. Juliana Veloso compete à tarde no trampolim de 3 m. A fase classificatória da competição se inicia às 15h30.  

No entanto, atletas da delegação da Alemanha foram pegos de surpresa com o fechamento da piscina. "Bom dia direto do lago verde. A piscina está fechada", postou em seu Instagram em tom de surpresa. 

 

Good morning from the green lake! The pool is CLOSED! #goodmorning #olympics #green

Uma foto publicada por Patrick Hausding (@patrick_hausding1) em

Topo