Relatos das provas

Nadal volta a jogar 2 horas após eliminar Bellucci e ganha ouro nas duplas

Toby Melville/Reuters
Rafael Nadal e Marc López comemoram com suas medalhas de ouro imagem: Toby Melville/Reuters

Fabio Aleixo e Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

Rafael Nadal se acostumou a "maratonas" na Rio-2016. Nesta sexta-feira (12), ele jogou duas partidas no mesmo dia pela quarta vez nestes Jogos Olímpicos. E valeu a pena: apenas duas horas depois de eliminar o brasileiro Thomaz Bellucci nas quartas de final do torneio de simples, o espanhol voltou à quadra ao lado de Marc López para se sagrar campeão nas duplas.

A dupla da Espanha venceu na final os romenos Florian Mergea e Horia Tecau, responsáveis pela eliminação dos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares nas quartas. Nadal e López fizeram 2 sets a 1, com parciais de 6-2, 3-6 e 6-4.

Ao final da partida, Nadal desabou emocionado no chão. Ficou por alguns segundos com o rosto na quadra enquanto López também festejava no solo. Somente nesta sexta, Rafa jogou quatro horas e meia de tênis: a partida contra Bellucci durou 2h01 e o jogo de duplas se estendeu por 2h26.

REUTERS/Toby Melville
imagem: REUTERS/Toby Melville

Este é o terceiro ouro da Espanha na Rio-2016 e o segundo título olímpico da carreira de Nadal, que em Pequim-2008 foi campeão na chave de simples. Ele ainda não encerrou sua participação no Rio de Janeiro: neste sábado (13), disputa a semifinal do simples contra o argentino Juan Martín del Potro.

Já a medalha de bronze das duplas ficou com os americanos Steve Johnson e Jack Sock, que derrotaram os canadenses Daniel Nestor e Vasek Pospisil, por 2 a 0 (6-2 e 6-4).

Romenos erram muito e espanhóis aproveitam

Toby Melville/Reuters
imagem: Toby Melville/Reuters

Com um jogo muito forte no fundo da quadra, Nadal e López mostraram muito mais consistência que a dupla romena. Ao contrário do jogo contra Melo e Soares, quando fizeram uma partida quase perfeita, os experientes duplistas Mergea e Tecau erraram demais.

Sem conseguir se aproximar da rede para volear, a parceria dos romenos foi quebrada duas vezes no primeiro set. Na segunda parcial, Mergea e Tecau se estabilizaram, equilibraram o jogo venceram por 6-3. Mas no fim de um niveladíssimo e cansativo terceiro set, Mergea errou dois smashs fáceis para entregar a vitória aos espanhóis.

Del Potro é atração no simples

As semifinais do torneio de simples masculino foram definidas em quatro partidas neste sábado. A maior surpresa, até o momento, é Del Potro, campeão do US Open de 2009 e atual 141 do mundo no ranking da ATP, que eliminou o cabeça de chave número 1, Novak Djokovic, logo na estreia.

As semifinais começam neste sábado, a partir das 12h, com o jogo entre o britânico Andy Murray (número 2 do mundo) e o japonês Kei Nishikori (7º). Na sequência, jogam o espanhol Rafael Nadal (5º) e Del Potro.

Para chegar à semi, Murray superou neste sábado o americano Steve Johnson por 2 a 1 (6-0, 4-6 e 7-6). Já Nishikori bateu o francês Gael Monfils igualmente por 2 a 1 (6-7, 6-3 e 6-4). Nadal ganhou de Bellucci, também por 2 a 1 (2-6, 6-4 e 6-2). E Del Potro passou pelo espanhol Roberto Bautista Agut por 2 a 0 (7-5 e 7-6).

Final feminina terá duelo Alemanha x Porto Rico

As semifinais femininas desta sexta-feira tiveram a classificação da alemã Angelique Kerber (2ª do mundo) e da porto-riquenha Monica Puig (34ª) para a decisão que ocorre na tarde deste sábado.

Kerber superou a americana Madison Keys por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5. Puig teve vida mais complicada para passar pela tcheca Petra Kvitova por 2 a 1 (6/4, 1/6 e 6/3).

Topo