Relatos das provas

Phelps perde chance do tetra nos 100m borboleta e empata com dois em 2º

Dominic Ebenbichler/Reuters
Phelps divide o segundo lugar do pódio com Chad de Clos (centro) e Laszlo Czeh imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Fabio Aleixo e Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

No que deve ser a última prova individual da carreira, Michael Phelps não conseguiu sua 23ª medalha de ouro. Nesta sexta-feira, no Estádio Aquático Olímpico, o norte-americano empatou na segunda colocação com Chad Le Clos e Laszlo Cseh, com o tempo de 51s14 e ficou com a prata dos 100m borboleta.

A medalha de ouro foi conquistada por Joseph Schooling (50s39), de Cingapura. Ele quebrou a marca de Phelps e estabeleceu um novo recorde olímpico.

"Era o que eu tinha. A semana tem sido difícil, e eu sabia que essa seria complicada. Os caras são rápidos nessa prova", disse Phelps. "Foi um fim selvagem de história nessa prova. Tenho uma história com Laszlo no nado borboleta que é comparável com o que eu tenho com Ryan no medley, e Chad tem se destacado nos últimos anos. Ver nossos nomes empatados foi animal", completou.

AP Photo/Lee Jin-man
imagem: AP Photo/Lee Jin-man

Com a prata nos 100m borboleta, Phelps tem apenas mais uma chance de conquistar o 23º ouro. No sábado (13), ele cairá na água com o time dos Estados Unidos para a disputa dos 4x100m medley.

O nadador de 31 anos afirmou que Rio-2016 será a sua despedida das piscinas e aproveitou para brincar com o amigo Ryan Lochte, que apostou na presença de Phelps em Tóquio-2020.

"Viramos a página. Fiz o que eu tinha de fazer, mas as coisas são o que são. Sou eu, e eu sempre me cobro muito. Não gosto de perder, mas aceito essa. Era o possível para hoje. Tenho só mais duas voltas na piscina amanhã. Estou empolgado, estou animado, e só para esclarecer: Ryan não sabia do que estava falando", comentou.

O desempenho individual de Phelps na Rio-2016 iguala Londres-2012. Na ocasião, o norte-americano também encerrou sua participação com duas medalhas de ouro e uma prata (200m borboleta).

Desde sua estreia olímpica, em Sydney-2000, a lenda das piscinas conquistou em provas individuais 13 ouros, duas pratas e um bronze.

Topo