Medalhista que sofreu acidente corre risco de morte, diz comitê alemão

Gustavo Franceschini e Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro
Stuart Franklin/Getty Images
Stefan Henze, medalhista nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, sofreu acidente e corre risco de morte

Vítima de um acidente de trânsito na madrugada desta sexta, o alemão Stefan Henze está internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do hospital Miguel Couto e corre risco de morte, segundo o comitê olímpico de seu país. Medalhista de prata em Atenas-2004 e hoje técnico da seleção de canoagem de seu país, ele voltava para Vila Olímpica quando o táxi em que estava chocou-se contra um poste na Barra da Tijuca, de acordo com a apuração da Polícia Civil.

“Stefan Henze se feriu gravemente em um sério acidente de trânsito nas primeiras horas desta sexta-feira, no Rio de Janeiro e sofreu lesões sérias no cérebro. Os traumas na cabeça ameaçam a sua vida, segundo os médicos”, disse o comitê alemão em nota oficial.

O caso tem sido tratado com sigilo pelos alemães, que proibiram o hospital e a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro de divulgarem informações. De acordo com o comitê, Henze foi levado em um primeiro momento para o hospital municipal Lourenço Jorge, que fica próximo ao local do acidente. Constatada a lesão, ele foi transferido às pressas para o Miguel Couto, no Leblon, onde foi submetido a uma cirurgia.

Henze, segundo a polícia, pediu um táxi de rua em um bar, por volta das 4h, acompanhado do também alemão Cristian Katini, membro da comissão técnica da equipe. Na av. das Américas, a caminho da Barra da Tijuca, o veículo chocou-se contra um poste quando se encaminhava à Vila dos Atletas, destino desejado pelos estrangeiros.

Artur de Almeida Campos, que conduzia o veículo, foi autuado e vai responder por lesão corporal. Em nota oficial, a Polícia Civil informou que o motorista foi levado ao IML para fazer exames que não constataram presença de álcool no organismo. Katini, que estava com Henze na hora do impacto, sofreu apenas pequenas lesões.

Campeão mundial em 2003, Henze conquistou a medalha de prata na categoria C2 da canoagem slalom nos Jogos Olímpicos de Atenas, no ano seguinte. Ele está na Rio-2016 como parte integrante da comissão técnica alemã na modalidade.