Basquete

Lituânia cala caldeirão, vence Argentina e se classifica no basquete

Eric Gay/AP
Lituânia superou caldeirão argentino na Arena Carioca 1 para seguir invicta na Rio-2016 imagem: Eric Gay/AP

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Lituânia segue 100% no torneio de basquete dos Jogos Olímpicos. Na noite desta quinta-feira (11), os lituanos venceram a Argentina por 81 a 73, chegaram à terceira vitória em três jogos no grupo B e se classificaram às quartas de final.

Para chegar à vitória, os lituanos superaram um caldeirão argentino na Arena Carioca 1 e calaram os "hermanos", que deram mais um show da arquibancada, mas conheceram sua primeira derrota na Rio-2016. A Lituânia, assim, igualou o "Dream Team" como as duas únicas seleções invictas na Olimpíada.

O jogo ainda ficou marcado pelo duelo particular entre o craque Manu Ginobili, que terminou a noite com 22 pontos, e Mindaugas Kuzminskas, cestinha da noite com 23.

Jogo decidido apenas nos segundos finais

Tom Pennington / Staff
imagem: Tom Pennington / Staff

A Argentina começou melhor a partida, mas logo a Lituânia apertou a marcação e passou à frente do placar. Com ótima atuação coletiva, na qual quase todos os jogadores pontuaram no primeiro tempo, os lituanos viraram o jogo e foram ao vestiário com pequena vantagem: 30 a 27.

No início do segundo tempo, Ginobili voltou com a mão calibrada da linha de três pontos e a Argentina chegou a abrir 10 pontos. Mas a Lituânia voltou a se impor na marcação e, sob comando de Kuzminskas, que fez nove pontos seguidos, colou no placar.

E assim o jogo seguiu, pegado, com alternância de liderança, disputado ponto a ponto até o último quarto, quando os lituanos abriram pequena vantagem e seguraram o placar para conseguir grande vitória.

Nos últimos segundos, nem mesmo com o jogo já decidido, a torcida argentina dava trégua. Cantava a plenos pulmões que "o sentimento não pode parar", dizendo ainda que a hora do Brasil - próximo adversário - chegaria. Mas dentro de quadra a Lituânia levou a melhor. 

Topo