Natação

"Filho de Bruce Lee" troca velocidade por resistência e não consegue vaga

Lee Jin-man/AP
Brandonn Almeida ficou fora da final dos 1.500 m na natação imagem: Lee Jin-man/AP

Luis Augusto Simon

Do UOL, no Rio de Janeiro

Bruce Lee, o mais midiático praticante das artes marciais, era conhecido pela velocidade dos golpes. Brandonn Almeida é o melhor nadador brasileiro dos 1500 m, prova considerada a maratona das piscinas, em que a grande qualidade do nadador é a resistência e não a velocidade.

E o que um tem a ver com o outro? Brandonn foi o nome escolhido por Myrian, sua mãe, para evitar que o marido homenageasse Bruce Lee dando seu nome ao filho. “Eu convenci que ele desse o nome do filho do Bruce Lee, que é um nome menos comum”, conta a mãe no estádio olímpico aquático – em referência a Brandon Bruce Lee.

Não adiantou. Dois anos depois, novamente grávida, teve outro filho homem. Quem? Bruce, é lógico. O mais velho de todos é Barkley, nascido em 1992, ano de “Dream Team” nas Olimpíadas de Barcelona. Homenagem ao invocado Charles Barkley. “Meu filho mais velho é professor de Muay Thai, mas é calmo, não é briguento não.”

Myrian é funcionária da creche da Câmara Municipal de São Paulo. Fez um acordo com a chefia: em vez de férias, pede folgas para acompanhar Brandonn nas competições.

Não tem condições financeiras para ser “paitrocinador”– e ajuda como a maioria das mães de todo o mundo, seja o filho atleta ou não. “Cuido dele com carinho. Recebo as orientações da nutricionista e faço tudo direitinho para ele. E para os outros também.”

Como ela sai cedo para o trabalho, o jantar de hoje é o almoço da manhã. Com salada nova, à espera de tempero. E sucos. “É um ótimo filho, como os outros. É muito tranquilo, não briga com ninguém”. Nem parece o Bruce.

A torcida era para que o filho chegasse a 15min10s, melhorando seu tempo de inscrição, que era 15min11s70. A classificação já havia sido descartada após o tempo do tunisiano Oussama Mellouli, que na primeira série fez 15min07s78. “Está muito forte a prova. Vai ser difícil, mas se ele melhorar seu tempo, já fico feliz.”

Depois de alguns gritos de “Vai, Brandonn”, ela se conformou com os 15min14s73. “Não deu. Ele vai ficar triste um ou dois dias, mas depois reage. O menino é guerreiro. Como seu ‘pai’, o Bruce”, finaliza.

 

Topo