Etíope Ayana Almaz destrói recorde mundial e ganha ouro nos 10 mil

Adriano Wilkson e Rodrigo Mattos
Do UOL, no Rio de Janeiro

A etíope Almaz Ayana bateu o recorde mundial dos 10 mil metros e levou a medalha de ouro nos Jogos do Rio-2016. Sua marca foi de 29min17s45, 14 segundos abaixo do recorde anterior (da chinesa  Wang Junxia. 29min31s78, em 1993).

O resultado é ainda mais impressionante porque Almaz é uma especialista nos 5 mil metros. Ela correu os 10 mil apenas pela segunda vez na carreira.

A etíope deixou para trás a compatriota Tirunesh Dibaba, bicampeã olímpica que tentava seu terceiro e inédito título. Dibaba ficou com a medalha de bronze. A queniana Vivian Cheruiyot levou a prata. 

Logo no início da corrida, formou-se um bloco com seis corredoras na prova. A partir da metade, Almaz passou a abrir distância das rivais, e disparou. A queniana ficou na segunda posição também com larga distância mesmo para Dibaba.

A partir dos 5 mil, Almaz correu praticamente sozinha atrás do recorde. Ela abaixou em 50 segundos seu melhor tempo para os 10 mil, já que sua marca mais significativa antes era 30min07.

“Chegar a este ponto é um sonho se tornando realidade. Eu nunca achei que isso fosse acontecer e estou muito feliz. Eu trabalhei muito duro. Não diria que os meus treinos mais recentes foram diferente dos de antes, mas foi difícil e valeu a pena”, declarou a etíope.

Isso porque ela, na verdade, é uma especialista nas provas de 3 mil e 5 mil metros. Almaz foi medalha de ouro dos 5 mil no Mundial em Pequim-2015. Ela também esteve perto de bater o recorde mundial dos 5 mil - que é de Tirunesh Dibaba. Seu tempo foi apenas 1 segundo superior.