Relatos das provas

Etiene quebra recorde sul-americano e avança à final dos 50m livre

Julio Cortez/AP
Etiene Medeiros fica com sétimo tempo nos 50m livre imagem: Julio Cortez/AP

Fabio Aleixo e Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Uma surpresa foi reservada para Etiene Medeiros no penúltimo dia da natação nos Jogos Olímpicos do Rio. Nesta sexta-feira (12), no Estádio Aquático Olímpico, a brasileira quebrou o recorde sul-americano dos 50m livre e conseguiu a classificação para a final da prova: 24s45.

A surpresa fica pelo que Etiene havia feito nas eliminatórias. Na ocasião, ela havia nadado em 24s82, apenas o 16º melhor tempo.

“A gente acredita (em uma vaga na final), mas quando acontece a gente fica surpreso. É gratificante. Estou muito feliz. Melhor tempo da minha vida, volta por cima, recorde sul-americano, tapa no peito, tapa na cabeça. Não sei se eu vou conseguir dormir, mas agora é tentar baixar a adrenalina para amanhã”, afirmou Etiene.

O antigo recorde sul-americano também pertencia a Etiene Medeiros. A marca anterior era de 24s55.

A final está marcada para acontecer neste sábado (13). O tempo alcançado por Etiene foi apenas 0s06 mais lento do que o marcado por Ranomi Kromowidjojo, terceira melhor marca da semifinal.

A dinamarquesa Pernille Blume irá para a final com o melhor tempo. Na semifinal, ela nadou para 24s28.

“Estou muito feliz e não tenho nada o que falar. Quando eu passar por aqui amanhã, acho que 10 toneladas vão ter saído de mim. Consegui nos 46 minutos do segundo tempo dar o melhor da minha vida”, comemorou.

Topo