Olimpíadas 2016

Doda interrompe processo de divórcio para competir na Rio-2016

Getty Images
Doda representa o Brasil em Jogos Olímpicos desde Atlanta-1996 imagem: Getty Images

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

O processo de separação entre o cavaleiro brasileiro Álvaro de Miranda Neo, o Doda, e a amazona Athina Onassis, foi paralisado para que ele pudesse competir nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 com a equipe brasileira de saltos, nas provas de hipismo.

O divórcio foi anunciado na imprensa nos últimos dias de maio, após 11 anos de casamento. Doda estava na reta final da preparação para os Jogos Olímpicos. Athina é a única herdeira da fortuna do avô, Aristóteles Onassis, que um dia já foi estimada em R$ 8 bilhões.

“Doda vem bem, está super tranquilo. A vida dele é a vida dele. As pessoas se casam e se separam, e a vida segue, entendeu? Ele está em processo de separação, que deve continuar só após a Olimpíada. O processo foi interrompido até por bom senso dos juízes que estão nesse processo. Eles (o casal) entenderam: 'Vamos para a Olimpíada, vamos lá, se Deus quiser, vamos comemorar uma medalha'", contou Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo), ao UOL Esporte. O processo corre em sigilo na Justiça da Europa.

O dirigente afirmou que a presença de Doda tem sido importante para passar mais tranquilidade e bom-humor ao grupo brasileiro no hipismo.

“Talvez o atleta que mais une um grupo é o Doda, um brincalhão, junta o pessoal todo. Hoje eu já o vi brincando com o pessoal da equipe de adestramento. Ele é muito bom nisso, e uma pessoa especial. É nosso cavaleiro mais velho, tem a responsabilidade de aglutinar o grupo, é um grande cavaleiro, e problema pessoal todo mundo tem, a gente nem discute. Eu mesmo nunca perguntei para ele o que está acontecendo, a gente dá risada junto sobre um monte de coisa aí”.

Doda é dono de duas medalhas olímpicas com a equipe nacional de saltos: bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000. No Rio-2016, Doda, 42, terá como parceiros Stephan Barcha, Eduardo Meneses e Pedro Veniss. As provas de salto começam no domingo, dia 14.

Topo