! Bruno Fratus termina em sexto e fica sem medalha nos 50m livre - 12/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Bruno Fratus termina em sexto e fica sem medalha nos 50m livre

Fabio Aleixo e Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Bruno Fratus não conseguiu repetir o bom desempenho de Londres-2012 e ficou sem medalha na final dos 50m. Nesta sexta-feira (12), no Estádio Aquático Olímpico, o brasileiro nadou para 21s79 e terminou na sexta colocação. Quatro anos antes, ele havia nadado para 21s61.

"Foi ruim, bicho. Por algum motivo, não estou conseguindo nadar mais rápido do que isso. Não faço ideia do que está acontecendo, mas este ano tem sido muito ruim. Precisamos rever o que a gente fez de errado, o que a gente achou que podia dar certo e o que obviamente deu muito errado", afirmou Fratus.

A posição de chegada de Fratus, no entanto, não surpreende. O brasileiro já havia se classificado para a final com o sexto. Na semifinal, ele nadou para 21s71, pouco acima do alcançado hoje.

Na disputa por medalhas, uma grande surpresa: o favorito Florent Manaudou (França) foi superado por Anthony Ervin (Estados Unidos) por apenas 0s01: 21s40 a 21s41. A medalha de bronze ficou com o também norte-americano Nathan Adrian.

Michael Sohn/AP
imagem: Michael Sohn/AP

Com a vitória desta quinta-feira, Anthony Ervin se torna o nadador mais velho a vencer os 50m livre: 35 anos, 2 meses e 17 dias. Curiosamente, ele também é o mais jovem a conseguir tal feito. Em Sydney-2000, aos 19 anos, o norte-americano venceu a prova pela primeira vez.

Topo