Relatos das provas

Classificado, Brasil cai para Grécia e conhece 1ª derrota no polo aquático

AP Photo/Sergei Grits
Brasil enfrenta dificuldade na partida contra a Grécia e vai perdendo por quatro gols de diferença imagem: AP Photo/Sergei Grits

Bruno Doro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Já classificada para as quartas de final do polo aquático masculino, a seleção brasileira conheceu sua primeira derrota na competição. Nesta sexta-feira (12), no Parque Aquático Maria Lenk, os donos da casa foram batidos pela Grécia, por 9 a 4.

O revés para a Grécia acontece dois dias depois do maior resultado do Brasil no polo aquático. Na quarta-feira, a equipe venceu a Sérvia, atual campeã mundial, por 6 a 5. O resultado havia dado a classificação antecipada ao time brasileiro.

“Eles entraram em um estado de euforia que é difícil evitar após o que aconteceu. Vencer a Sérvia, no polo, é como vencer os EUA no basquete”, afirmou o técnico Ratko Rudic. “Jogamos muito mal, contra uma equipe jovem que poderíamos ter batido. Mas o mais importante é que, em três jogos, passamos a entrar no grupo de times que são respeitados”.

A postura contra a Grécia, medalha de bronze no Mundial de Kazan-2015, inclusive, foi bem menos vibrante do que ocorrera diante da Sérvia. No jogo desta sexta-feira, a equipe brasileira pouco comemorava e tentava decidir seus ataques bem antes do estouro do cronômetro.

“Não podemos negar que o resultado desse jogo é reflexo do jogo contra a Sérvia. Por mais que a gente tenha tentado, não dá para evitar ver a adrenalina baixar um pouco. Agora, o principal é encarar esse jogo contra a Hungria com seriedade e saber que precisamos voltar a jogar bem para entrar nas quartas com força”, afirmou Felipe Perrone.

Com a derrota, a seleção brasileira cai para a segunda colocação do Grupo A, sendo ultrapassada justamente pela Grécia. No domingo (14), os donos da casa fecham a participação na fase inicial contra a Hungria, terceira colocada da chave.

O jogo

O primeiro quarto foi decisivo para a derrota brasileira. Ao final dos primeiros oito minutos, a Grécia já vencia o duelo por 3 a 1. Apesar das grandes defesas do goleiro Soro, o Brasil não conseguiu se recuperar na partida. E pior: viu a vantagem aumentar no terceiro quarto, quando os gregos abriram 6 a 2.

No último quarto, com a Grécia vencendo por 7 a 4, o time brasileiro tentou partir para cima. Mas, novamente, a falta de calma na hora de decidir, cobrou seu preço. Na metade do período, quando Charuto tentou o chute com quase 10 segundos para o estouro do cronômetro, Felipe Perrone se incomodou e chegou a dar uma bronca no companheiro de equipe.

A pouca efetividade brasileira contrastava com o desempenho grego. Na segunda chance que teve no quarto perídio, Georgios Dervisis anotou o oitavo gol do time europeu. Faltando pouco mais de três minutos para o fim, Fountoulis ampliou o marcador em cobrança de pênalti.

Topo